OpenAI 'recruta' AMD para desenvolver infraestrutura de IA
- 06/10/2025
De acordo com um comunicado, citado pela agência Associated Press (AP), a AMD fornecerá à OpenAI a versão mais recente dos seus 'chips' gráficos de alto desempenho, com lançamento previsto para o próximo ano.
O acordo prevê o fornecimento de seis 'gigawatts' de potência de computação para a infraestrutura de IA de "próxima geração" da OpenAI, com o primeiro a entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026.
A AMD também emitiu à OpenAI um 'warrant' (título de garantia) que permite à empresa de IA comprar até 160 milhões de ações ordinárias da AMD, o que equivale a cerca de 10% da empresa.
Este acordo será exercido com base em dois marcos relacionados com a quantidade de poder computacional implantado.
"Esta parceria é um passo importante na construção da capacidade computacional necessária para realizar todo o potencial da IA", afirmou o presidente executivo (CEO) da OpenAI, Sam Altman, em comunicado.
"A liderança da AMD em 'chips' de alto desempenho irá permitir acelerar o progresso e levar os benefícios da IA avançada a todos mais rapidamente", acrescentou.
A parceria é um impulso para a AMD, sediada em Santa Clara, na Califórnia (EUA), que ficou para trás em relação à rival Nvidia.
Segundo a agência AP, o desenvolvimento da IA impulsionou a procura pelos 'chips' de processamento gráfico da Nvidia, fazendo as suas ações dispararem e tornando-a a empresa mais valiosa no mundo.
Leia Também: OpenAI reformula política de direitos de autor em sistema de vídeo com IA