ONG eleva para mais de 50 mortos balanço de protestos no Irão

  • 09/01/2026

De acordo com esta ONG, com sede na Noruega, centenas de pessoas ficaram feridas nos primeiros 13 dias de manifestações em todo o país, num agravamento face ao balanço anterior, que apontava para 45 mortos.

 

Entretanto, o bloqueio total da internet imposto pelas autoridades iranianas em resposta aos protestos já dura há 24 horas, com a conectividade reduzida a cerca de 1% do nível normal, segundo a organização de monitorização de cibersegurança Netblocks.

Num contexto de crescente repressão, o opositor iraniano no exílio Reza Pahlavi, filho do antigo xá do Irão, lançou hoje um apelo urgente ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que intervenha imediatamente face à situação na República Islâmica.

Numa mensagem divulgada nas redes sociais, Pahlavi pediu o apoio e a ação de Washington, denunciando o bloqueio da internet e a violência exercida contra os manifestantes, sem especificar que tipo de intervenção espera dos EUA.

O opositor afirmou que as manifestações estão a intensificar-se e que os protestos, inicialmente motivados por reivindicações relacionadas com o custo de vida, se transformaram num sério desafio ao regime iraniano, no poder desde a Revolução Islâmica de 1979.

Na quinta-feira, Donald Trump voltou a ameaçar reagir "com demasiada força" caso as autoridades iranianas continuem a responder aos protestos com violência letal.

Leia Também: ONU pede investigação "independente" a mortes nos protestos do Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916747/ong-eleva-para-mais-de-50-mortos-balanco-de-protestos-no-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes