O rumor da semana: Estará Samu de 'malas aviadas' para deixar o FC Porto?
- 05/10/2025
O mercado de transferências de verão já lá vai há mais de um mês, e o de inverno só abre dentro de, sensivelmente, três meses. No entanto, continua a mexer, e Samu Aghehowa promete ser um dos nomes mais badalados, fruto da maneira como as boas prestações ao serviço do FC Porto estão a 'mexer' com futebol europeu.
O internacional espanhol continua a somar interessados, particularmente, na Premier League. Isto, um ano depois de ter estado com 'um pé' no Chelsea, antes de as negociações terem caído por terra, abrindo caminho ao 'salto' para o FC Porto, num negócio que já valeu ao Atlético de Madrid um encaixe financeiro na ordem dos 32 milhões de euros.
Ainda esta semana, o portal britânico teamTALK escreveu que o Tottenham tem vindo a acompanhar com particular atenção a evolução do jogador de apenas 21 anos de idade, em especial, desde as lesões contraídas por Dominik Solanke e Randal Kolo Muani, que deixaram o treinador dinamarquês Thomas Frank com uma escassez de soluções para o ataque.
Será, efetivamente, o Tottenham (de João Palhinha e companhia) uma possibilidade real para o futuro próximo de Samu Aghehowa? Ou o plano passará por permanecer num FC Porto 'revigorado', sob o comando de André Villas-Boas? O Desporto ao Minuto analisa os prós e contras deste rumor.
Por que pode acontecer?
Não é segredo que Samu Aghehowa encaixa 'que nem uma luva' no tradicional futebol inglês, graças, sobretudo, ao poderio físico que ostenta, que consegue aliar a uma 'veia goleadora' que está cada vez mais refinada, ainda que haja muito por limar, particularmente, ao nível técnico e de decisão.
O Tottenham tem, de resto, dinheiro de sobra, como ficou à vista, no decorrer do passado mercado de transferências de verão, quando gastou mais de 200 milhões de euros na aquisição de estrelas como Xavi Simons (ao Leipzig), Mohammed Kudus (ao West Ham) ou Mathys Tel (ao Bayern Munique).
É, preciso, ainda ter em conta a apetência de Thomas Frank para a aposta em jovens talentos, como tem ficado à vista, ainda esta temporada, com os minutos dados, sobretudo, a Archie Gray (defesa-central de 19 anos, que já utilizou em cinco jogos) e Lucas Bergvall (médio da mesma idade, foi participou em dez partidas).
Por que pode não acontecer?
Samu Aghehowa detém o estatuto de jogador mais caro da história do futebol português (custou 15 milhões de euros por 50% do passe, ao que se sucederam outros 17 milhões de euros, ao cabo de três tranches), um sinal claro de que é visto como uma das faces mais visíveis deste 'novo' FC Porto.
Isto, para não dizer que o contrato entre ambas as partes permanece válido até junho de 2029, e está 'blindado' por uma cláusula de rescisão no valor de 100 milhões de euros, valor que o tornaria no mais oneroso reforço de sempre do Tottenham, superando os 65 milhões de euros pagos ao Leipzig por Xavi Simons, no passado verão.
O arranque de temporada do atleta de ascendência nigeriana tem, de resto, sido marcado por alguns problemas físicos, pelo que, por muito que tenha vindo a ser observado por emissários da histórica formação londrina, a amostra não terá sido a melhor.
Todas as semanas, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O rumor da semana', que pretende analisar, ao detalhe, as circunstâncias em torno dos mais badalados negócios do mercado de transferências.
Leia Também: O rumor da semana: Afinal, Gonçalo Inácio sai ou renova com o Sporting?