"O ano passado, a situação de saúde da minha mãe agravou imenso"
- 08/01/2026
Sandra Silva vive uma situação delicada devido ao agravamento do estado de saúde da mãe, Maria Aurora, de 71 anos.
A atriz e criadora de conteúdo digital, de 29 anos, resolveu abordar o tema depois de receber várias questões e mensagens de força por parte de fãs e seguidores.
"A minha mãe já não está bem há muito tempo, há anos, mas eu nunca falei disso aqui. Por isso é que eu, às vezes, digo que nós não sabemos as lutas pelas quais as outras pessoas estão a passar", começou por referir.
"Eu tinha noção do que se passava, sempre acompanhei a minha mãe em todas as consultas", explicou, dando conta de que mesmo grávida de 40 semanas ia às consultas com a mãe. O mesmo aconteceu depois do filho nascer. Vasco tinha duas semanas de vida e Sandra Silva nem assim deixou de acompanhar a progenitora.
"Não acompanhava 24 horas por dia porque não vivia cá e desde maio isso está a acontecer. Desde maio aumentou o meu envolvimento, não só presencial como emocional. Porque uma coisa é sabermos que temos a mãe ou o pai doente e estarmos uma vez por semana, duas, três com a pessoa, outra coisa é vivermos com a pessoa", notou, referindo mesmo que neste momento, por estar a viver em casa dos pais sente "um envolvimento físico e emocional enorme" relativamente ao estado de saúde da mãe.
"O ano passado, não só a situação de saúde da minha mãe agravou imenso, e eu cheguei a partilhar aqui, basicamente o que ela teve foram convulsões derivadas da doença. O estado dela agravou muito, acho que não foi pelas convulsões mas agravou muito e eu tive de participar mais na rotina."
Tendo e conta a situação, Sandra Silva passou a ter outra lutas interiores. "Por um lado nós sentimos que é responsabilidade nossa, por outro lado na verdade não é. E quando começa a ser um sobrecarga muito grande, às tantas, já sou eu que estou a precisar de ajuda."
"O que aconteceu desde segunda-feira é que o meu pai voltou a trabalhar, passado não sei quantos anos sem trabalhar. Basicamente ele sai muito cedo e chega muito tarde. Ou seja, temos de ser nós a tomar conta da minha mãe de manhã e até ele chegar", contou.
A mãe de Sandra Silva está durante o dia, das 09h00 às 17h00, num local onde "cuidam dela" mas no restante período do dia é a jovem e o marido quem assumem o papel de cuidadores.
"Ser cuidadora é f*** e ninguém fala desta m****", lamentou. "Acima de tudo, a mensagem que quero deixar é que nunca se sabe o que as pessoas estão a passar, isto é uma situação que eu vivo há muitos anos. Imaginem, antes de conhecer o João. O João já me conheceu a viver esta situação. Isso também me deixa emocionada, porque ele aceitou tudo. Quando começamos a namorar com uma pessoa não é só a pessoa, é a bagagem que essa pessoa traz - e a minha é bem pesada", terminou.
Sandra Silva, o marido e o filho de ambos, recorde-se, encontram-se de momento a viver com os pais da atriz devido ao facto de terem comprado uma casa que se encontra em obras. Só depois de adquirir o imóvel o casal deu conta de que a casa tinha problemas que foram omitidos pelo antigo proprietário, o que os levou para uma luta judicial.
















