Novo governador do BdP diz que é "preciso fazer mais" pela habitação

  • 06/10/2025

O novo governador do Banco de Portugal, Álvaro Santos Pereira, defendeu hoje reformas estruturais para promover o crescimento e disse ser preciso "fazer mais" para fomentar a habitação, desde logo a nível autárquico, no discurso de tomada de posse.

 

No discurso no Museu do Dinheiro, em Lisboa, o economista considerou que Portugal está hoje melhor do que há uma década em termos económicos, mas considerou que ainda assim são precisas mais "políticas que promovam o crescimento", defendendo que para isso são essenciais reformas estruturais, sem, contudo, detalhar as que defende.

Também em termos de endividamento de Estado, famílias e empresas (incluindo bancos), considerou Santos Pereira que houve melhorias, mas disse que é preciso prosseguir a redução da dívida para que todos os agentes económicos estejam mais bem preparados para eventuais crises.

Santos Pereira destacou ainda parte do discurso ao mercado imobiliário, considerando que é um problema a falta de de casas e que é necessário promover a construção, cabendo aí um importante papel ao poder local.

"Compreende-se as iniciativas recentes para ajudar famílias e jovens mas é preciso fazer mais e não só o Governo central, também as autarquias", disse.

Para Santos Pereira, é importante diminuir os bloqueios e restrições à construção pela câmaras municipais, pois, a seu ver, são mais "as inúmeras restrições à construção do que a falta de incentivos económicos".

No início do seu discurso, Santos Pereira voltou a destacar o princípio da independência do banco central, já referido na sua audição no parlamento, afirmando que o BdP cumprirá esse princípio consigo como governador.

Hoje é dia 1 do novo governador

O economista Álvaro Santos Pereira, de 53 anos de idade, tomou hoje posse como governador do Banco de Portugal, sucedendo a Mário Centeno. O economista foi ministro da Economia de 2011 a 2013, no governo PSD/CDS-PP de Passos Coelho.

Santos Pereira era economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) quando, em 24 de julho deste ano, o Governo (PSD/CDS-PP) anunciou a sua escolha para suceder a Centeno (ex-ministro das Finanças de Governos PS).

Leia Também: Hoje é o dia 1 para Álvaro Santos Pereira no Banco de Portugal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2865459/novo-governador-do-bdp-diz-que-e-preciso-fazer-mais-pela-habitacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes