Não arrume o guarda-chuva. Tempo continuará chuvoso na próxima semana
- 09/01/2026
Caso esteja a pensar deixar o guarda-chuva em casa, pense duas vezes. É que, de acordo com as previsões divulgadas esta sexta-feira pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a semana de 12 a 18 janeiro será pautada por “períodos de precipitação”, que se devem “à passagem de sistemas meteorológicos inseridos num fluxo do quadrante oeste”.
O organismo detalhou, em comunicado, que é esperada “precipitação forte na noite de 12 para 13 de janeiro, em especial no litoral norte”, assim como nos dias 15 e 16. Contudo, nestes dois últimos dias, há “ainda incerteza em relação à configuração meteorológica, podendo este evento ser também de vento forte”.
A temperatura máxima, por seu turno, estará “acima dos valores médios para esta altura do ano”, situando-se entre 7 e 17ºC. Já no que diz respeito à temperatura mínima, preveem-se valores entre 0 e 10ºC.
“Pontualmente a temperatura mínima poderá atingir valores negativos, de -1 °C no nordeste transmontano e até -3 °C na serra da Estrela, onde poderá nevar no dia 13 nos pontos mais altos”, especificou o IPMA.
A entidade deu ainda conta de que, “na costa ocidental, irá haver um agravamento progressivo do estado do mar, com ondas a aproximarem-se de quatro metros de altura significativa até meio da semana, e a ultrapassar cinco metros no final da semana”.
No arquipélago da Madeira, o cenário será semelhante, esperando-se máximas entre 18 e 20ºC, e mínimas entre 13 e 15ºC.
O panorama replicar-se-á também no arquipélago dos Açores, onde se preveem-se máxima entre 15 e 19ºC e mínimas entre 11 e 16ºC.
















