Mundial não começou e FIFA já foi arrasada por causa de Cristiano Ronaldo
- 20/11/2025
O primeiro cartaz público do Campeonato do Mundo de 2026, que vai ser disputado no Canadá, nos Estados Unidos da América e no México, foi tornado público nas primeiras horas desta quinta-feira e já está a gerar polémica nas redes sociais. E tudo devido a uma ausência de relevo: Cristiano Ronaldo.
A publicação, que foi feita na conta do Mundial da FIFA nas mais variadas redes sociais, surge acompanhada da frase "42 camisolas, todas por um único sonho" e de um cartaz que reúne várias figuras de destaque do futebol mundial.
Lionel Messi, Erling Haaland, Kylian Mbappé ou Vinícius Júnior são alguns dos nomes presentes no cartaz. De fora, talvez inexplicavelmente, ficou o português Cristiano Ronaldo. Na imagem em causa, Portugal é representado por Bruno Fernandes, que não é o capitão da equipa das quinas.
Rapidamente vários internautas encheram a publicação com comentários como "Sem CR7? Tenham vergonha" ou "No Ronaldo, no party [não há Ronaldo, não há festa, em português]". A publicação foi, entretanto, apagada, mas ficou para sempre no mundo da internet.
FIFA removed this image from social media after they replaced Cristiano with Bruno.
— 𝐂𝐑𝐈𝐒 (@CR_74_) November 20, 2025
Their bias was very obvious, but the criticism against them was much greater compared to 2022.
They also didn't include Cristiano's picture in the official poster for the 2022 World Cup. pic.twitter.com/fgImnI8ZGZ
Horas mais tarde, a FIFA fez nova publicação nas redes sociais. Desta vez alusiva ao sorteio para o Mundial, que irá decorrer a 5 de dezembro, e com jogadores das seleções que vão participar nos playoffs. Nessa imagem já é possível ver o capitão da seleção portuguesa.
Ainda assim, há novo erro que salta à vista. É que na referida publicação surge o húngaro Szoboszlai, que há dias estava a chorar. É que a Hungria, recorde-se, perdeu de forma dramática, nos últimos instantes, diante da República da Irlanda, a possibilidade de disputar o playoff, pelo que já não pode ir ao Campeonato do Mundo do próximo ano.
Qual será a próxima seleção a se classificar para a #CopaDoMundoFIFA 26? 🤔
— Copa do Mundo FIFA (@fifaworldcup_pt) November 19, 2025
Quem são as 42 seleções já apuradas?
São já 42 as seleções apuradas para o próximo Campeonato do Mundo, que se vai realizar no verão de 2026. Depois da noite de qualificação europeia na última terça-feira - que confirmou os apuramentos de Espanha, Bélgica, Suíça, Áustria e Escócia - a madrugada da passada quarta-feira também foi palco da festa de Haiti, Panamá e Curaçau.
Significa isto que restam apenas seis vagas para a competição que contará com moldes históricos e que cujo finalistas serão conhecidos após o playoff que vai acontecer em março. Para já, existe apenas uma certeza: quatro destas seleções vão chegar da Europa e as outras duas serão apuradas num playoff intercontinental.
O arranque da prova está agendado para dia 11 de junho de 2026, com os diversos jogos a serem distribuídos pelos EUA (Seattle, Los Angeles, Atlanta, Boston, Dallas, Filadélfia, Houston, Kansas, Miami, Nova Iorque e São Francisco), Canadá (Toronto e Vancouver) e México (Cidade do México, Guadalajara e Monterrey).
Leia Também: Eis o desenho dos dois playoffs rumo ao Campeonato do Mundo de 2026















