Mr. Bifana leva icónica sanduíche portuguesa às ruas de Nova Iorque

  • 05/10/2025

Foi na Sullivan Street, no bairro nova-iorquino do SoHo, que a Lusa encontrou Fernando Vaz em torno de uma grande panela e a servir bifanas a dezenas de pessoas que lá passavam a propósito do "Portugal in Soho", uma iniciativa do Arte Institute que celebra a cultura e herança portuguesas naquela área da cidade.

 

O objetivo é levar a cozinha tradicional portuguesa a Nova Iorque, explicou o português de 31 anos, que trabalha como guia turístico em Lisboa e que quer aproveitar o impulso gerado pelo "aumento enorme no número de americanos a visitar Portugal".

"Eu visito Nova Iorque com bastante regularidade e constato que não há uma oferta de cozinha tradicional portuguesa na cidade. A comida portuguesa que há está adaptada ao mercado nova-iorquino. A intenção aqui é trazer um produto que represente as ruas de Lisboa, que é a cidade de onde eu venho", explicou.

Com uma mão segura no pão - "pão de avó a sério", garante Fernando -, enquanto na outra vai colocando a carne, com os olhos dos norte-americanos a observar cada movimento. A mostarda fica ao gosto do cliente.

A inspiração veio d'As Bifanas do Afonso, enquanto a execução do prato aprendeu no Solar dos Presuntos, contou à Lusa o empresário e guia turístico, que garante que o segredo está no pão, que vem diretamente de Newark, uma cidade com uma significativa comunidade portuguesa no estado vizinho de Nova Jérsia.

"Está a ser muito bom. Os portugueses dizem que sabe a casa e os americanos dizem que é uma explosão de sabores. Portanto, é o melhor 'feedback' possível", celebrou.

"As sandes aqui são muito populares e, de facto, não há uma sandes sequer parecida à bifana em Nova Iorque. Podemos falar das 'Cuban sandwich', das'pulled pork', mas não é a mesma coisa, até porque o pão faz uma grande diferença. Nós vamos buscar o nosso pão a Newark, a uma padaria portuguesa", frisou.

O elemento mais difícil de encontrar para a sua bifana foi precisamente o pão, porque queria um que "verdadeiramente representasse Portugal a 100%", mas garante que encontrou e que está "muito feliz" com isso.

Nos últimos meses, o Mr. Bifana tem percorrido Nova Iorque em formato 'pop-up', passando por alguns estabelecimentos e eventos em Brooklyn e Manhattan.

Esse formato é "bom para testar o conceito e recolher 'feedback'" dos clientes americanos e portugueses, de forma a aperfeiçoar o produto e a moldá-lo aos passos seguintes.

Apesar de ter o regresso a Lisboa já agendado, Fernando Vaz garantiu que voltará a Nova Iorque em breve para dar continuidade a este projeto e apelou a outros empresários e cozinheiros portugueses que aproveitem este momento.

"Portugal está para ficar aqui. Este é o momento para trazer Portugal para Nova Iorque, não tenho a mais pequena dúvida", disse o guia turístico, que já visitou cerca de 100 países.

"Venham mais, tragam mais, precisamos de mais cozinha tradicional portuguesa em Nova Iorque", instou.

Na rede social Facebook, o Consulado-Geral de Portugal em Nova Iorque referiu-se ao Mr. Bifana como "uma iniciativa em fase de exploração de mercado, a caminho da expansão de negócio e com tudo para ser um enorme êxito junto do público americano e internacional da cidade".

Leia Também: Mercado de Faro junta IL, PSD, Chega, PS e Livre na 'caça ao voto'

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2865001/mr-bifana-leva-iconica-sanduiche-portuguesa-as-ruas-de-nova-iorque#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes