Mortes por doenças do aparelho circulatório com valor mais baixo em 2023

  • 21/11/2025

"Entre 2012 e 2023 registou-se uma redução relevante da taxa de mortalidade por doenças do aparelho circulatório, tendo a proporção de óbitos por estas doenças atingido, em 2023, o valor mais baixo das últimas três décadas", segundo a DGS.

 

De acordo com um comunicado da DGS, houve uma redução acentuada da taxa de mortalidade por doenças cerebrovasculares e por enfarte agudo do miocárdio, também conhecido por ataque cardíaco, entre 2017 e 2023.

Nesses anos, o número de internamentos por doenças do aparelho circulatório também diminuiu, sobretudo nas hospitalizações por insuficiência cardíaca (incapacidade do coração bombear sangue para o corpo na quantidade necessária).

No mesmo período, observou-se também uma melhoria consistente da mortalidade intra-hospitalar, em relação ao enfarte agudo do miocárdio e no acidente vascular cerebral (AVC) isquémico, apelidado de "mini AVC", que consiste num bloqueio temporário e de curta duração do fluxo sanguíneo para o cérebro ou medula espinhal, sem causar danos permanentes.

Segundo a DGS, a redução da mortalidade intra-hospitalar está associada a um aumento do acesso a terapêuticas avançadas de reperfusão (intervenção restauradora do fluxo sanguíneo).

Nos cuidados de saúde primários, registaram-se "melhorias relevantes entre 2015 e 2024", com um aumento da proporção de doentes com pressão arterial controlada, pessoas com diabetes com níveis de colesterol controlado.

Entre 2015 e 2024, nos cuidados de saúde primários, registou-se um aumento das consultas de cessação tabágica (processo de deixar de fumar), "sinalizando uma melhoria do controlo dos fatores de risco cardiovasculares", segundo o comunicado.

Os dados são divulgados no dia em que a DGS organiza o evento "Doenças cérebro e cardiovasculares em Portugal - Progresso clínico e organizacional na última década", através do Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares, na Fundação Cidade de Lisboa.

Leia Também: Mais de 80 mil novos casos de diabetes registados em 2024

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2892000/mortes-por-doencas-do-aparelho-circulatorio-com-valor-mais-baixo-em-2023#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes