Moldova convoca embaixador russo após violação de espaço aéreo por drone
- 20/11/2025
Segundo o portal, o ministério instou a Rússia a "evitar qualquer ação que possa ameaçar a segurança da Moldova e a respeitar estritamente a soberania e a integridade territorial" do país.
A diplomacia de Chisinau sublinhou igualmente que incidentes deste tipo podem "elevar as tensões" e representar uma ameaça direta para a população moldava.
O ministério acrescentou que está a acompanhar de perto a situação e que vai informar os parceiros internacionais sobre as circunstâncias do caso.
Por seu lado, em declarações a meios de comunicação social russos, Oleg Ozerov negou que um drone russo tenha violado o espaço aéreo moldavo.
"Não há qualquer confirmação de que o drone que alegadamente sobrevoou território moldavo fosse de fabrico russo", afirmou o diplomata, citado pela agência TASS.
Segundo Ozerov, o protesto de Chisinau é "desconcertante".
O embaixador russo assegurou que drones ucranianos sobrevoam com frequência o território de outros países, mas nenhum diplomata ucraniano é convocado por isso.
Segundo Chisinau, o incidente com o drone ocorreu na noite de terça para quarta-feira, tendo as autoridades moldavas sido alertadas por órgãos competentes da Ucrânia e da Roménia.
Esta não é a primeira vez que a Moldova convoca o embaixador russo devido à violação do seu espaço aéreo, nomeadamente por drones, embora Moscovo negue sempre tais alegações.
Leia Também: ONU pede que aliados continuem a receber refugiados ucranianos















