Moedas quer cimeira entre Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e Governo

  • 20/11/2025

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e hoje eleito presidente do CML, avançou com a intenção de uma primeira cimeira entre as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, com quem disse já ter falado, e o Governo, para discussão de vários temas.

 

O autarca da capital alertou para a necessidade de haver "soluções rápidas" para as áreas metropolitanas, "que fazem a maior parte da riqueza do país", frisando a importância do país no seu todo, mas sublinhando "os dois grandes motores, ou os motores do desenvolvimento económico do país".

Carlos Moedas salientou a importância da eleição do presidente da Câmara de Lisboa como presidente da Área Metropolitana de Lisboa (AML), considerando os três milhões de pessoas que nela residem, ou seja, "36% do produto interno bruto do país".

"Nós temos de ter uma ambição metropolitana, essa ambição é feita em muitas áreas. Por exemplo, na área da habitação, na área da proteção das pessoas em situação de sem-abrigo. Aquilo que eu, como presidente da Câmara de Lisboa, lutei para que houvesse uma resposta metropolitana, posso agora, com os meus colegas, pôr em prática essa resposta", afirmou.

Carlos Moedas frisou também a importância dos transportes na AML, "uma área crucial", considerando que deve haver uma ligação também "muito grande" entre a maior empresa de transportes da Área Metropolitana, a Carris Metropolitana e a Carris e a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML)".

"Eu espero também contribuir para isso", afirmou.

O autarca acrescentou que, não só como presidente da câmara, mas agora como presidente da AML, pode "projetar internacionalmente" a força da AML, representando "os três milhões de pessoas (...) e a capacidade e influencia que tem no mundo".

Carlos Moedas salientou, ainda, que irá beneficiar da sua experiência de cinco anos enquanto Comissário Europeu para ajudar na aproximação da AML à Europa, com a possibilidade de haver "uma ou duas pessoas em Bruxelas" que trabalhem na seleção dos fundos europeus.

"Espero conseguir ajudar nessa ligação, muito importante para a Área Metropolitana, para muitos dos municípios que aqui hoje são representados e que têm necessidade desses fundos europeus. Daquilo que eu posso prometer aos meus colegas é ter também aqui uma atividade mais internacional a nível daquilo que é o meu conhecimento da União Europeia", asseverou.

Além dos temas da habitação, saúde, educação, Carlos Moedas vai estar atento, conforme foi alvitrado por alguns autarcas durante a manhã, à questão dos resíduos urbanos, considerando ser este também um "tema crucial.

"Eu penso que tem de haver aqui uma visão do conjunto destas empresas. Vimos que há umas que não funcionam e que criam problemas nos municípios e, portanto, eu terei de ser, de certa forma, também um representante da área metropolitana, junto (...) do Governo, para insistir num olhar global para a gestão dos resíduos na área metropolitana e não município a município", sublinhou.

Carlos Moedas foi hoje eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, numa lista que também inclui os chefes dos executivos municipais de Vila Franca de Xira (PS) e de Palmela (CDU) como vice-presidentes.

Leia Também: Carlos Moedas eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2891649/moedas-quer-cimeira-entre-areas-metropolitanas-de-lisboa-e-porto-e-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes