Moedas contraria ideia de corrida renhida: "Na rua estou sempre à frente"

  • 04/10/2025

"Força aí, isso está renhido", ouviu-se numa barbearia na Avenida da Igreja, onde Carlos Moedas entrou e respondeu: "Não, não está nada renhido. Na rua não está renhido, na rua estou sempre à frente e é na rua que conta."

 

Em 2021, também numa arruada na Avenida da Igreja, Carlos Moedas contou com o apoio da antiga presidente do PSD Manuela Ferreira Leite. Hoje, no âmbito da campanha para eleições autárquicas de 12 de outubro, a comitiva do atual presidente da Câmara de Lisboa e recandidato ao cargo integrou três ministros do PSD, nomeadamente António Leitão Amaro, Joaquim Miranda Sarmento e Margarida Balseiro Lopes, que registaram o momento com uma 'selfie'.

Porta a porta, Carlos Moedas entrou em todo o tipo de comércio, desde uma casa de café a uma churrasqueira. Além de cumprimentos, recebeu palavras de apoio e força. O mesmo se passou na rua, sobretudo com pessoas idosas a manifestarem confiança na sua reeleição.

"Gosto mesmo muito de si. Vamos ganhar de certeza", expressou uma senhora junto ao Mercado de Alvalade, no arranque da arruada, que começou com a abordagem de um homem em condição de sem-abrigo, que se queixou dos serviços sociais e que pediu a Carlos Moedas que lhe pagasse o pequeno-almoço, pedido que foi correspondido.

"Ah grande Moedas, vai ganhar isto", gritou um idoso, ao ver a comitiva da candidatura "Por ti, Lisboa", que junta PSD, CDS-PP e IL.

"Acredite que vamos sair vencedores, mais uma vez", afirmou uma outra lisboeta.

No meio do percurso, ao som da música "People Have the Power", de Patti Smith, e de gritos de apoio da comitiva como "Moedas, amigo, Lisboa está contigo", o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, acrescentou: "Daqui a uma semana vai ser Lisboa quase inteira, a maioria."

Dizendo privilegiar "o escrutínio da rua", Carlos Moedas manifestou "imensa confiança", referindo que é a confiança que os lisboetas lhe dão, "que querem continuar com este projeto", iniciado há quatro anos.

Em Alvalade, o social-democrata destacou o novo parque de estacionamento: "Estava há 20 anos à espera para ser feito. Nunca ninguém fez. Nós fizemos e as pessoas reconhecem isso."

O ex-comissário europeu reiterou as críticas à candidatura de Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), considerando que é "um projeto liderado pelo Bloco de Esquerda".

O candidato falou de "uma série de bloqueios ideológicos" durante o atual mandato por parte do BE, incluindo "a construção de residências para estudantes a preço acessíveis, mas que eram feitas por privados, porque não gostam dos privados".

Carlos Moedas lembrou ainda as propostas do Bloco para fechar o trânsito na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados, e para reduzir a velocidade máxima permitida nas ruas de Lisboa em 10km/h, considerando que constituem a "visão da imposição e da ideologia".

Defendendo a criação de alternativas na mobilidade, o autarca afirmou que o transporte público é o melhor meio de transporte para uma cidade e para evitar a entrada de carros: "Agora não podemos proibir os carros. Não pode haver esta ideologia contra os carros ou contra as bicicletas. Uma cidade é feita de todos."

Entre os compromissos assumidos estão o novo elétrico 16, que vai até Loures, e o 'metrobus' de Alcântara até Oeiras e depois de Benfica até Oeiras, que se prevê "em funcionamento em 2028", para evitar a entrada de 4.000 carros em Lisboa.

O autarca do PSD questionou ainda a posição da socialista Alexandra Leitão sobre imigração, uma vez que o PS votou contra a nova lei dos estrangeiros na Assembleia da República.

Para Moedas, "é preciso ter uma imigração regulada", para assegurar acolhimento "com dignidade", assim como o respeito pela cultura e pelos valores europeus.

Concorrem à Câmara de Lisboa nas próximas eleições autárquicas Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL), Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), João Ferreira (CDU-PCP/PEV), Bruno Mascarenhas (Chega), Ossanda Líber (Nova Direita), José Almeida (Volt), Adelaide Ferreira (ADN), Tomaz Ponce Dentinho (PPM/PTP) e Luís Mendes (RIR).

Leia Também: Elevador? Carlos Moedas "mentiu" (e não tem "postura para o cargo")

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2864693/moedas-contraria-ideia-de-corrida-renhida-na-rua-estou-sempre-a-frente#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes