Moçambique prevê compra de três aviões e seis locomotivas em 2026

  • 20/11/2025

"No setor dos Transportes e Logística, prevê-se adquirir 25 autocarros, seis locomotivas, três aeronaves, um navio balizador e 30 equipamentos de fiscalização e navegação", lê-se nos documentos de suporte ao Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) para 2026, a que a Lusa teve hoje acesso.

 

Em causa estão meios, sobretudo, para reforçar as empresas estatais Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), em processo de reestruturação, e Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM). No caso do transporte aéreo, o Governo espera um crescimento de 2,2% no movimento, face a 2025, "influenciado pelo aumento de mais três aeronaves de passageiros e carga, reabertura de rotas e o aumento da frequência de voos face ao ambiente favorável em termos de tráfego, e a melhoria dos índices de pontualidade".

Ainda no transporte aéreo, mas no volume de carga, o Governo prevê um crescimento de 4,3% em 2026, "explicado pelo aumento da frota de aeronaves e reabertura da rota internacional".

A primeira-ministra moçambicana, Benvinda Levi, avançou em 13 de novembro, no parlamento, que a reestruturação da estatal LAM implica a redução do número de trabalhadores, prevendo ainda a chegada de duas aeronaves Embraer este ano.

Ao intervir na Assembleia da República, em Maputo, no âmbito da prestação de informações aos deputados, a primeira-ministra admitiu que no processo de aquisição de aeronaves pela LAM, "duas delas do modelo Embraer 190, poderão chegar ainda este ano", o que vai contribuir para que "a empresa opere gradualmente com os seus próprios aviões".

"Com a implementação destas e outras ações, pretendemos garantir a estabilidade financeira e operacional da nossa companhia, elevar a qualidade e regularidade dos serviços prestados, aumentar a cobertura dos serviços de transporte aéreo e assegurar a sua maior contribuição na dinamização da indústria do turismo", acrescentou.

A LAM já tinha alugado em outubro um Airbus A319 na Ucrânia, com capacidade para transportar 144 passageiros, para "reforçar a sua frota", anunciou então o Ministério dos Transportes moçambicano.

Igualmente no parlamento, em 13 de novembro, o ministro dos Transportes moçambicano disse que três empresas públicas vão injetar 130 milhões de dólares (111,8 milhões de euros) para recapitalizar a LAM e que 80 trabalhadores estão de saída no âmbito da reestruturarão da companhia aérea estatal.

Ao prestar informações aos deputados, no parlamento, sobre o processo de reestruturação da LAM, João Matlombe revelou que a decisão do Governo, de fevereiro, de alienar 91% do capital social às empresas estatais Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e Empresa Moçambicana de Seguros (Emose), prevê que as três paguem aquele verba.

A ideia é "recapitalizar a empresa, reestruturar operações e adquirir novas aeronaves. Os novos acionistas HCB, CFM, EMOSE e outros fundos públicos reforçam o caráter estratégico e nacional da companhia, mantendo o controlo estatal e garantindo a orientação da LAM ao serviço do interesse público", esclareceu o ministro, revelando pela primeira vez o valor da operação de alienação, fixada em 130 milhões de dólares.

O governante avançou que nos últimos 10 anos a LAM "tem enfrentado dificuldades económicas e financeiras persistentes", resultantes sobretudo do "elevado endividamento com a banca e fornecedores", além de "custos operacionais muito altos, nomeadamente com 'leasing', manutenção e combustíveis", e pela "estrutura de pessoal desajustada face ao volume real de operações".

Por outro lado, acrescentou que a LAM registou resultados operacionais negativos de 4,6 mil milhões de meticais (61,9 milhões de euros) em 2020, reduzidos para 2,6 mil milhões de meticais (35 milhões de euros) em 2023.

Leia Também: Pelo menos cinco decapitados por supostos rebeldes em Cabo Delgado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891412/mocambique-preve-compra-de-tres-avioes-e-seis-locomotivas-em-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes