MNE do Japão garante que vai resolver divergência com China pelo diálogo

  • 20/11/2025

"A comunicação a vários níveis será essencial. Ainda não foi decidido a que níveis serão realizadas as conversas, mas, ao realizá-las em diferentes fóruns, reduziremos as preocupações e os problemas e aumentaremos o entendimento e a cooperação", avançou Toshimitsu Motegi.

 

As declarações do ministro foram feitas numa comissão parlamentar sobre a reunião de terça-feira, em Pequim, entre o responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês para os Assuntos da Ásia e Oceânia e o homólogo chinês.

A reunião terminou sem avanços significativos e gerou controvérsia nas redes sociais depois de terem sido divulgados nas redes sociais vídeos que pareciam mostrar o enviado japonês a agir de forma subserviente e o enviado chinês a ser desrespeitoso.

"Essa não foi, de todo, a situação em que a reunião ocorreu", assegurou o chefe da diplomacia japonesa.

Segundo Motegi, durante a reunião, o representante japonês refutou as alegações das autoridades chinesas sobre o agravamento da situação de segurança no arquipélago, usadas como justificação para desaconselhar os cidadãos chineses a visitarem a ilha, e a posição de Tóquio em relação a Taipé.

O Japão e a China estão a viver um período de grande tensão diplomática causada por declarações depois de a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, que assumiu o cargo há um mês, ter dito no parlamento nacional que um ataque chinês a Taiwan poderia justificar uma intervenção das Forças de Autodefesa do Japão.

O Governo chinês criticou Takaichi e instou o Japão a "retirar as declarações erradas, a parar de criar problemas e a tomar medidas concretas para salvaguardar a base política das relações bilaterais".

A China avisou ainda que continuará a tomar medidas duras se Tóquio não se retratar dos comentários sobre Taiwan, depois de ter anunciado a suspensão da importação de marisco japonês.

O Japão não reconhece oficialmente a soberania de Tawan, que a China considera uma província rebelde, mas mantém laços estreitos com a ilha, onde deixou um legado significativo após meio século de ocupação, sendo que visitas de deputados japoneses afetos ao Governo de Taipé são frequentes.

Leia Também: Iene. Japão reitera preocupação com flutuações "rápidas" e "unilaterais"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891381/mne-do-japao-garante-que-vai-resolver-divergencia-com-china-pelo-dialogo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes