Ministro de Tuvalu convida céticos do clima a viverem no país ameaçado

  • 21/11/2025

"Para nós, [a mudança climática] é uma realidade vivida. E se alguém disser que não acredita nas alterações climáticas, eu convidá-lo-ia a vir ficar comigo em Tuvalu e ver quão corajoso consegue ser perante essa realidade", disse Maina Talia, sem nomear diretamente o Presidente norte-americano, Donald Trump, que classificou as mudanças climáticas como "a maior farsa" do mundo.

 

O ministro do Interior, Mudanças Climáticas e Meio Ambiente de Tuvalu, que falava a jornalistas portugueses em Belém, no Brasil, num evento à margem da 30.ª conferência do clima da ONU, a decorrer na cidade amazónica até sexta-feira, explicou que o seu país tem apenas 26 quilómetros quadrados de terra, pouco mais de dois metros de altitude, sem montanhas nem rios, e nele vivem cerca de 10 mil pessoas.

O arquipélago tem testemunhado mudanças nos padrões climáticos, mas não só: "O mar está a borbulhar do subsolo e também a entrar pelos lados. E como não há para onde subir, torna tudo ainda mais difícil. A maior parte das ilhas de Tuvalu são apenas tiras de terra. A grande questão é: quanto tempo temos até termos de nos realocar?", disse.

De acordo com as previsões, Tuvalu será o primeiro país a ficar submerso, o que poderá acontecer daqui a 50 anos, se nada for feito para alterar o rumo atual, mas Maina Talia diz que o país continuará a lutar, com a coragem do povo e com a combatividade dos políticos.

O governante tuvaluano lamentou que os Estados Unidos tenham abandonado pela segunda vez o acordo de Paris, mas manifestou gratidão por o resto do mundo se manter unido: "A decisão de um só país não se compara ao esforço do mundo inteiro".

Prometeu "lutar até ao fim" e continuar a responsabilizar os países poluidores para travar as alterações climáticas que ameaçam fazer submergir o arquipélago.

"O que nós, como políticos, estamos a fazer é lutar até ao fim. Queremos continuar a responsabilizar os países, porque o nosso contributo para a questão das alterações climáticas é de 0,00001%, praticamente nada, e no entanto estamos a sofrer o custo dos países emissores. É muito injusto e inaceitável", disse Maina Talia.

Maina Talia reconheceu que combater as alterações climáticas implica desafiar modos de vida, ao pedir a eliminação dos combustíveis fósseis, mas considerou tratar-se de uma obrigação moral.

"As alterações climáticas devem ser encaradas sob uma lente moral. Sabemos o que fazer. Sabemos as soluções. E, mesmo assim, tudo se resume a política, economia e acumulação de riqueza. Para nós, é sobrevivência. Para o Ocidente, é economia", lamentou.

Sobre a COP30, que está previsto terminar hoje em Belém, capital do estado brasileiro do Pará e porta de entrada na Amazónia, Maina Talia elogiou a organização brasileira pela inclusão dos povos indígenas e pela proteção das florestas, mas reconheceu que o processo da ONU "é sempre o mesmo: complexo e difícil de navegar".

Lamentou também que a escolha do anfitrião da próxima cimeira do clima, em 2026, tenha recaído na Turquia e não na Austrália, que também concorria a acolher a COP31, o que teria um valor simbólico por levar as discussões do clima para o Pacífico.

"O lado positivo é que a Austrália terá a presidência das negociações (...), a pré-COP [reunião prévia à cimeira do clima] será no Pacífico. Isso é muito importante para nós", afirmou, antecipando que, com a Austrália a liderar as negociações, o Pacífico terá espaço pôr na agenda temas como oceanos e subida do nível do mar.

E defendeu que o tema da próxima COP deve mesmo ser o oceano.

 

Leia Também: COP30: Negociações entram no último dia após instalações terem fechado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892004/ministro-de-tuvalu-convida-ceticos-do-clima-a-viverem-no-pais-ameacado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes