Ministra recorda atriz Elisa Lisboa. "Ajudou a formar novas gerações"

  • 09/01/2026

"Morreu a atriz Elisa Lisboa, o rosto de inúmeras personagens marcantes. Habituámo-nos a vê-la na Televisão e no Cinema, mas foi pelo Teatro que começou. Ajudou a formar novas gerações na sua longa carreira. Por tudo o que deu à Cultura portuguesa, obrigada", escreveu a ministra na sua conta no X.

 

A atriz e professora Elisa Lisboa, figura com uma longa carreira no teatro, cinema e televisão, morreu na noite de quinta-feira, aos 81 anos, anunciou hoje a Casa do Artista.

"Partiu ontem à noite a atriz Elisa Lisboa", pode ler-se numa publicação nas redes sociais da Casa do Artista, que lembra a extensa carreira da atriz, iniciada no Teatro Experimental de Cascais (TEC) em 1967.

A antiga professora da Escola Superior de Teatro e Cinema fez parte do elenco de filmes como "Coisa Ruim", de Tiago Guedes e Frederico Serra, e "Axilas", de José Fonseca e Costa, enquanto na televisão passou por "Morangos com Açúcar", "Podia Acabar o Mundo", "Meu Amor", "Doce Tentação" e "A Impostora", entre outras.

Depois do TEC, passou por companhias como a Rey Colaço-Robles Monteiro, onde fez "Hedda Gabler", de Ibsen, e "O Duelo", de Bernardo Santareno, ainda antes do 25 de Abril, a que se seguiu um extenso percurso com o Grupo Teatro Hoje, o Teatro da Graça, que ajudou a fundar.

Com essa companhia interpretou peças como "A Gaivota", de Tchekov, "Uma Abelha na Chuva", de Carlos de Oliveira, e "As Lágrimas Amargas de Petra von Kant", de Fassbinder.

Sobre esta última peça, em 1986 no Teatro da Trindade, em Lisboa, escreveu o crítico Tito Lívio que foi a mais "sublime interpretação" de Elisa Lisboa, no papel daquela "figura muda de palavras, presença inquietante, sombra não submissa embora o pareça, da protagonista, Petra von Kant".

"Em todos os campos de ser atriz, acho que 80% é técnica, depois há uns 10% que é ter uma boa voz e qualidades para representar e outros 10% é ter o talento e a inteligência para pegar nisto tudo e fazer qualquer coisa. Depois, há 1% que sai fora destes 100% que é aquela coisa que espero sempre que chegue, que é a faísca, que o meu anjo da guarda faça assim, toc", disse a atriz numa entrevista à RTP em 2012.

Leia Também: Morreu aos 81 anos a atriz Elisa Lisboa. "Não será esquecida"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2916363/ministra-recorda-atriz-elisa-lisboa-ajudou-a-formar-novas-geracoes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes