Ministério da Educação designa Jorge Ventura como reitor interino da UTAD

  • 06/10/2025

Em comunicado, o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, informou que Jorge Ventura é vice-reitor da UTAD, em Vila Real, e lembrou que a academia transmontana "atravessa atualmente uma grave crise institucional, na sequência da vacatura do cargo de reitor e da impossibilidade de funcionamento do Conselho Geral, o que compromete o regular funcionamento da instituição, situação que não pode ser superada no quadro da sua autonomia".

 

Trata-se de uma designação temporária e que vigora até à recomposição do Conselho Geral e subsequente eleição e posse do Reitor da UTAD.

O reitor da UTAD, Emídio Gomes, resignou na semana passada para assumir a presidência da Metro do Porto.

Emídio Gomes já tinha decidido não se recandidatar a um segundo mandato, mas um impasse na composição do Conselho Geral impede, desde março, a eleição do próximo reitor da universidade.

"Face à impossibilidade de resolução deste bloqueio e, após a audição do Conselho Coordenador do Ensino Superior (CCES), impõe-se uma intervenção tutelar excecional, limitada no tempo e no alcance, que respeite a autonomia cultural, científica e pedagógica da UTAD, e que vise exclusivamente garantir a continuidade da governação universitária até à reposição da normalidade institucional", acrescenta o comunicado divulgado pelo Ministério da Educação.

Em consequência e ao abrigo dos artigos 150.º e 152.º do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), o ministro da Educação, Ciência e Inovação decidiu designar hoje Jorge Ventura como reitor interino da UTAD, explicando que este fica "com funções limitadas à gestão corrente e necessária ao regular funcionamento da universidade, devendo abster-se de praticar atos suscetíveis de condicionar a futura governação".

Em situações de crise institucional grave, que não possam ser resolvidas no âmbito da autonomia institucional, compete ao Governo, mediante despacho fundamentado do ministro da Educação e ouvido o CCES, adotar medidas adequadas, excecionais e temporárias, destinadas a assegurar a continuidade da governação.

O despacho de designação seguiu para publicação em Diário da República.

A composição do Conselho Geral, órgão que elege o reitor, encontra-se incompleta porque, em março, a forma de votação dos membros cooptados, de braço no ar e voto de desempate da presidente interina daquele órgão, foi contestada em tribunal.

Na semana passada, o Tribunal Central Administrativo do Norte rejeitou a forma de votação adotada e impôs a reabertura do procedimento de cooptação por voto secreto e deliberação por maioria absoluta dos conselheiros eleitos, cumprindo o regulamento interno do Conselho Geral.

Leia Também: PS "faz mesmo a diferença" quando lidera autarquias, diz Vieira da Silva

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2865854/ministerio-da-educacao-designa-jorge-ventura-como-reitor-interino-da-utad#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes