Meta assina acordos de energia nuclear para apoiar centros de dados de IA

  • 09/01/2026

A Meta fechou acordos com a TerraPower, Oklo e Vistra para fornecimento de energia nuclear para o seu centro de dados Prometheus AI, que está a ser construído em New Albany, Ohio, nos Estados Unidas da América (EUA), sem divulgar os termos financeiros das parcerias.

 

A Meta, liderada por Mark Zuckerberg, referiu hoje em comunicado que os três acordos apoiarão até 6,6 gigawatts de energia limpa nova e existente até 2035.

"Estes projetos adicionam energia fiável e firme à rede, reforçam a cadeia de abastecimento nuclear dos Estados Unidos e apoiam empregos novos e existentes para construir e operar centrais elétricas americanas", afirmou a empresa.

Meta contratou ex-membro da administração Trump

Meta contratou ex-membro da administração Trump

A Meta confirmou a decisão de contratar C.J. Mahoney para o cargo de Chief Legal Officer. Trata-se de um antigo membro da administração que, nos últimos anos, era o vice-presidente corporativo da Microsoft.

Miguel Patinha Dias | 10:12 - 07/01/2026

A Meta informou ainda que o seu acordo com a TerraPower fornecerá financiamento que apoia o desenvolvimento de duas novas unidades Natrium capazes de gerar até 690 megawatts de energia firme, com entrega já em 2032.

O acordo também concede à Meta direitos sobre a energia de até seis outras unidades Natrium capazes de produzir 2,1 gigawatts, com entrega prevista para 2035.

 A Meta comprará ainda mais de 2,1 gigawatts de energia de duas centrais nucleares da Vistra em Ohio, além da energia proveniente das expansões das duas centrais de Ohio e de uma terceira central da Vistra na Pensilvânia.

China lança investigação à venda da plataforma de IA Manus à Meta

China lança investigação à venda da plataforma de IA Manus à Meta

A China confirmou que está a investigar a aquisição da plataforma chinesa de inteligência artificial Manus pela tecnológica norte-americana Meta, num negócio avaliado em dois mil milhões de dólares (cerca de 1,7 mil milhões de euros).

Lusa | 09:25 - 08/01/2026

Já o acordo com a Oklo, que conta com Sam Altman, da OpenAI, como um dos seus maiores investidores, ajudará a desenvolver um campus de energia de 1,2 gigawatts no condado de Pike, Ohio, para apoiar os centros de dados da Meta na região.

O novo centro de dados da Meta Prometheus AI deverá iniciar a sua operação ainda este ano.

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/tech/2916618/meta-assina-acordos-de-energia-nuclear-para-apoiar-centros-de-dados-de-ia#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes