Meta assina acordos de energia nuclear para apoiar centros de dados de IA
- 09/01/2026
A Meta fechou acordos com a TerraPower, Oklo e Vistra para fornecimento de energia nuclear para o seu centro de dados Prometheus AI, que está a ser construído em New Albany, Ohio, nos Estados Unidas da América (EUA), sem divulgar os termos financeiros das parcerias.
A Meta, liderada por Mark Zuckerberg, referiu hoje em comunicado que os três acordos apoiarão até 6,6 gigawatts de energia limpa nova e existente até 2035.
"Estes projetos adicionam energia fiável e firme à rede, reforçam a cadeia de abastecimento nuclear dos Estados Unidos e apoiam empregos novos e existentes para construir e operar centrais elétricas americanas", afirmou a empresa.
A Meta informou ainda que o seu acordo com a TerraPower fornecerá financiamento que apoia o desenvolvimento de duas novas unidades Natrium capazes de gerar até 690 megawatts de energia firme, com entrega já em 2032.
O acordo também concede à Meta direitos sobre a energia de até seis outras unidades Natrium capazes de produzir 2,1 gigawatts, com entrega prevista para 2035.
A Meta comprará ainda mais de 2,1 gigawatts de energia de duas centrais nucleares da Vistra em Ohio, além da energia proveniente das expansões das duas centrais de Ohio e de uma terceira central da Vistra na Pensilvânia.
Já o acordo com a Oklo, que conta com Sam Altman, da OpenAI, como um dos seus maiores investidores, ajudará a desenvolver um campus de energia de 1,2 gigawatts no condado de Pike, Ohio, para apoiar os centros de dados da Meta na região.
O novo centro de dados da Meta Prometheus AI deverá iniciar a sua operação ainda este ano.

















