Melo duvida que novo sistema de mobilidade nas ilhas seja constitucional

  • 09/01/2026

"O artigo 13 da Constituição diz que somos todos iguais perante a lei no território nacional. No resto do território nacional, não há nenhuma exclusão em termos de passes de transporte, se as pessoas tiverem dívidas. O que está aqui em causa é a continuidade territorial e entender o território como um todo", declarou o candidato.

 

Falando aos jornalistas em Guimarães, após uma visita ao Paço dos Duques de Bragança, Henrique Gouveia e Melo considerou que o diploma não respeita a coesão territorial, defendendo que, numa altura em que se fala de coesão social e territorial, julgo "foi o passo errado".

O diploma define um novo modelo para a atribuição de um subsídio social de mobilidade, no âmbito dos serviços aéreos entre o continente e as regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e entre estas regiões.

O líder do PS nos Açores já anunciou que o partido vai requerer a apreciação parlamentar do decreto-lei que estabelece novas regras para a atribuição do subsídio aos residentes naqueles arquipélagos.

Já o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) anunciou que vai apresentar uma anteproposta de lei para alterar o subsídio social de mobilidade e eliminar a obrigação de apresentação de comprovativos de ausência de dívidas ao fisco e Segurança Social.

Marcelo Rebelo de Sousa justificou a promulgação com a "importância da matéria para os residentes nas regiões autónomas", mas admitiu ter "dúvidas sobre a nova obrigatoriedade de ausência de dívidas ao Fisco e à Segurança Social, incluindo a obrigatoriedade, se necessário, de o cidadão ter de entregar comprovativo da situação contributiva", alegando que esta matéria "é, ou deveria ser, por força da legislação vigente, do conhecimento do Estado".

A Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira considerou, por seu turno, estar em causa "uma grosseira afronta" à Constituição, que "secundariza todos os cidadãos portugueses que são residentes nas ilhas portuguesas", indicando que exigiu ao Ministério das Infraestruturas a retirada da norma de ausência de dívidas.

Leia Também: Gouveia e Melo: "Existe uma elevada demagogia no nosso sistema político"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2916538/melo-duvida-que-novo-sistema-de-mobilidade-nas-ilhas-seja-constitucional#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes