Marques Mendes nega ser candidato do Governo: "Sou o candidato do país"

  • 08/01/2026

O candidato apoiado por PSD e CDS-PP falava num jantar-comício em Torres Novas (distrito de Santarém), que contou com uma intervenção da presidente da sua comissão de honra Leonor Beleza, que é também a primeira vice-presidente dos sociais-democratas, e dos deputados Isaura Morais, Paulo Morais e Ricardo Oliveira.

 

Marques Mendes insistiu no tema que tem marcado todos os seus discursos -- a defesa da estabilidade --, criticando o título de uma notícia do Expresso relativa ao dia de campanha de quarta-feira: "O dia mau em que Marques Mendes se assumiu como o candidato do Governo".

"Eu respeito os títulos de todos os jornais e as notícias de todos os jornais. Portanto, com todo o respeito por todos os critérios editoriais, devo dizer que isso é um erro monumental. Não, eu não sou o candidato do Governo, eu sou o candidato do país", afirmou, defendendo que querer que o Governo eleito cumpra o seu mandato "é cumprir a Constituição".

Por outro lado, citou os mais recentes dados económicos quanto ao crescimento e a um novo excedente orçamental para considerar que seria "um crime de lesa pátria" gerar instabilidade, como acusou os seus adversários a Belém de pretenderem.

"Com estes dados vamos pôr em causa a estabilidade? Nem pensar. Isto não tem nada a ver com ser do Governo, é ser amigo de Portugal e dos portugueses", disse.

O candidato apoiado por PSD e CDS-PP criticou, em particular, o seu adversário João Cotrim Figueiredo, embora ser o nomear.

"Num país como o nosso, um Presidente da República tem de estar profundamente empenhado na justiça social, não pode ser um Presidente como o candidato da IL. Não é uma crítica, é uma constatação", disse.

Mendes referiu-se, em concreto, a duas medidas defendidas por Cotrim de Figueiredo e pela IL: a privatização da Caixa Geral de Depósitos -- que considerou "uma loucura em momento de crise" -- ou uma taxa única de IRS.

"Uma taxa de IRS igual para pobres, ricos e remediados: isto não é justiça social, mas uma verdadeira indignidade", criticou, acrescentando que faria abrir "um buraco enorme" nas contas públicas e diminuir as verbas para a saúde, educação e pensões.

Mendes saudou a notícia de que o Presidente da República já promulgou o diploma do Governo que visa a criação de urgências de obstetrícia regionais, lembrando que tinha apelado no passado sábado a que Belém e São Bento convergissem rapidamente neste tema.

"O assunto está resolvido, parabéns ao Presidente da República e ao Governo. É um pequeno sinal, mas é exatamente o que quero como Presidente da República: tentar a união e convergência", disse.

Discursando rodeado de jovens no palco, Mendes fez uma referência implícita às sondagens que o colocam fora de uma provável segunda volta das presidenciais, contrapondo que só tem sentido "entusiasmo e mobilização" na rua.

"Se alguns pensavam que nos desanimavam, enganem-se - e já se enganaram - nós estamos aqui para vencer e para servir Portugal", afirmou.

No jantar de hoje foi apresentado o mandatário da Inovação e Inteligência Artificial, Bernardo Caldas, que lidera as equipas de dados e inteligência artificial na Mollie, "uma das maiores empresas de tecnologia financeira europeias", segundo nota biográfica divulgada pela campanha.

"Vemos falhas e erros na saúde, justiça e educação, não é por falta de investimento em recursos humanos. É que não há forma de ser muito bom nestas áreas sem o Estado ser muito bom a fazer tecnologia", defendeu o jovem natural de Torres Novas, formado em engenharia pelo Instituto Superior Técnico e com mestrado pelo Imperial College London.

[Notícia atualizada às 22h33]

Leia Também: "Sá Carneiro defendeu um Governo e um Presidente em sintonia"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2916172/marques-mendes-nega-ser-candidato-do-governo-sou-o-candidato-do-pais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes