Markus Haupt define planos de crescimento e lançamento para a Cupra
- 20/11/2025
Markus Haupt, diretor-executivo oficial da Seat S.A, anunciou mudanças para a Cupra, que exclui os Estados Unidos da América dos planos de crescimento e lançamento em novos mercados.
Em entrevista ao portal Autocar, o foco passa pela aposta no Médio Oriente. "Temos muito feedback dessa região, através de fãs, revendedores e investidores. A região está a crescer em termos financeiros e esse é o próximo passo lógico", garantiu Markus Haup.
A entrada em vigor das novas tarifas aduaneiras norte-americanas - atualmente são de 15% para a União Europeia -, têm custado centenas de milhões de euros a várias marcas europeias.
De acordo com a 'Razão automóvel', a Cupra tem como um dos objetivos entrar no segmento D (familiares/executivos médios), com um novo modelo posicionado acima do Terramar e Tavascan.
O concept Tindayao apenas está previsto para o início da próxima década, de modo a usufruir da futura plataforma SSP do Grupo Volkswagen, a sucessora da atual MEB.
"Este é um passo necessário, pois encaixa-se em mercados como o Médio Oriente, Turquia e México. Precisamos de um portfólio que nos permita estar presentes em diferentes mercados. Lançámos sete carros em sete anos e precisamos de continuar a crescer. Estaremos sempre a avaliar se há espaço para mais, e no futuro exploraremos mais segmentos, carros diferentes e novos mercados", disse Markus Haup.
A Cupra já é hoje a maior responsável pelo sucesso da Seat S.A. Nos primeiros nove meses do ano vendeu 245 300 unidades, um aumento de 37% face ao mesmo período do ano anterior. Em sentido contrário, a Seat registou uma queda de 20,1%.
"A Seat complementa a Cupra, atendendo a clientes diferentes e em mercados distintos. Continuamos a investir nela", salientou Markus Haup.
Leia Também: Definição de luxo? Interior do autocarro do Newcastle torna-se viral















