Marcelo promulga diploma que permite ajustar impostos especiais de consumo

  • 06/10/2025

Numa nota publicada no 'site' da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa faz saber que "promulgou o decreto da Assembleia da República que autoriza o Governo a alterar diversas disposições do Código dos Impostos Especiais de Consumo (IEC), aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 73/2010, de 21 de junho".

 

O diploma em causa foi aprovado no Parlamento a 19 de setembro, na generalidade, na especialidade e na votação final, tendo contado, nas três votações, com os votos a favor do PSD, CDS-PP, Chega, Livre, PAN e JPP, e com a abstenção do PS, IL e PCP.

De acordo com o texto explicativo da iniciativa aprovada, haverá uma alteração a "diversas normas aplicáveis à circulação de produtos sujeitos a impostos especiais de consumo", para as adaptar à Diretiva (UE) 2020/262, de 19 de dezembro de 2019.

Ao mesmo tempo, o diploma introduz "isenções do imposto sobre o álcool e as bebidas alcoólicas", de acordo com a Diretiva (UE) 2020/1151, de 29 de julho de 2020.

Por último, haverá uma "alteração do conceito de 'vinho tranquilo', em conformidade com o conceito previsto na referida Diretiva 92/83/CEE", que foi alterada por aquela diretiva 2020/1151.

Como lembra o executivo de Luís Montenegro (PSD/CDS-PP) na explicação inicial do texto aprovado, "os impostos especiais de consumo são tributos harmonizados pelo direito europeu", o que implica a transposição, para o direito português, das diretivas que regem essa aplicação comum dessas regras. Foi o que a Assembleia da República fez, sob proposta do executivo.

Uma vez que a tributação dos impostos é uma matéria de reserva dos deputados, em regra, os Governos apresentam propostas de lei que altera diretamente os códigos fiscais.

Neste caso, o parlamento aprovou uma autorização legislativa através da qual os deputados permitem que seja o Governo a alterar o Código dos IEC nos exatos termos em que o executivo prevê. Para isso, o diploma inclui um decreto-lei autorizado, aí surgindo o texto com as alterações ao código.

Portugal já tinha transposto parcialmente as duas diretivas, tendo ficado em falta "algumas disposições", justificou o Governo na exposição de motivos da proposta, de 31 de julho.

Leia Também: Que efeito pode ter a cerveja no organismo? É (quase) tudo mau

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2865759/marcelo-promulga-diploma-que-permite-ajustar-impostos-especiais-de-consumo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes