Mantenha estas especiarias longe do seu patudo! Eis o que pode acontecer
- 08/01/2026
Que tipo de dono é? Promove 'testes degustativos' ao seu patudo ou restringe a alimentação dele exclusivamente a ração? Como dono, deve procurar variar a alimentação do seu amigo de quatro patas, porém, com responsabilidade.
Não existem alimentos "proíbidos", mas há riscos associados a algumas especiarias, por exemplo.
Lá por existirem benefícios de determinados alimentos para os seres humanos, os efeitos do mesmo alimento nos animais nem sempre é o mesmo.
Apesar de ainda não existir um consenso sobre os benefícios, a canela é um bom exemplo disso no que respeita a riscos!
Os benefícios deste ingrediente não são claros, mas os especialistas deixam nota de que, independentemente dos benefícios, esta especiaria deve ser consumida em quantidades bastante reduzidas.
Benefícios da canela
Veterinários descrevem à Feelgoodhhs que a canela, por ser "repleta de antioxidantes", pode ajudar a proteger o organismo dos patudos "de radicais livres que podem contribuir para uma variedade de problemas de saúde nos
cães, incluindo inflamações, doenças cardíacas e cancros.
Além das propriedades antioxidantes, a canela também possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, o que "pode ajudar a combater infeções e promover um sistema imunitário saudável". A par disso pode "regular os níveis de açúcar no sangue, tornando-a potencialmente benéfica para cães com diabetes ou resistência à insulina".
Leia Também: Biscoitos caseiros! Mas esta receita (sustentável) é para o seu patudo
Riscos do consumo de canela para o seu patudo
Apesar de reconhecerem benefícios, os especialistas do Feelgoodhhs também alertam para um consumo com moderação e cautela, especialmente porque "alguns animais são mais sensíveis à canela do que outros". Adiantam que o consumo excessivo pode provocar perturbações digestivas e reações alérgicas.
Por outro lado, os especialistas do American Kennel Club referem que os benefícios desta especiaria para os animais não estão totalmente verificados e, apesar de não verem mal num consumo "em pequenas quantidades", apontam que, na dúvida, "não é necessário nem recomendado".
Pode não ser fatal para os cães, "mas os efeitos colaterais da canela em excesso podem ser suficientemente desconfortáveis", acrescentam.
Contudo, a canela não deve ser a única preocupação de quem tem cães em casa, a noz-moscada é outra especiaria que contém a "toxina miristicina, que pode causar alucinações" e não só. Estes veterinários descrevem um consequente aumento da frequência cardíaca, desorientação, pressão alta, dor abdominal e até convulsões.
Esses sintomas poderão durar até 48 horas, mas só em casos de uma ingestão em grandes quantidades.
Pelo sim, pelo não, não facilite o acesso do seu amigo de quatro patas a estas especiarias, dado que ele não sabe gerir as quantidades e pode acabar por ingerir mais do que aquilo que deve.
Em caso de um consumo elevado destes ingredientes contacte um veterinário.
















