Majoração do subsídio de desemprego: Quem pode pedir? Como?

  • 05/10/2025

Já pode fazer o pedido de majoração do subsídio de desemprego no Portal da Segurança Social, "de forma simples e rápida", anunciou o Instituto da Segurança Social (ISS). Afinal, quem pode pedir? E como? 

 

Antes de mais, importa referir que "este aumento de 10% na prestação pode ser aplicado ao Subsídio de Desemprego, ao Subsídio por Cessação de Atividade e ao Subsídio por Cessação de Atividade Profissional", pode ler-se num comunicado divulgado pelo ISS.

Quem pode pedir a majoração?

De acordo com o Instituto da Segurança Social, a majoração do subsídio de desemprego pode ser pedida por: 

  • Agregados familiares monoparentais: famílias com pelo menos um filho com abono de família ativo, onde os maiores de idade sejam apenas o próprio, os filhos ou equiparados.
  • Casais (Cônjuges ou unidos de facto): em que ambos estejam desempregados e a receber Subsídio de Desemprego, ou um dos cônjuges/parceiros receba Subsídio de Desemprego e o outro esteja desempregado, sem subsídio e inscrito no centro de emprego. É necessário que tenham ainda pelo menos um filho a cargo que não esteja a trabalhar ou a receber Subsídio de Desemprego.

De acordo com o portal de serviços públicos gov.pt, a "majoração é atribuída a cada um dos beneficiários e se um deles deixar de receber subsídio de desemprego e passar a receber subsídio social de desemprego subsequente ou, mantendo-se em situação de desemprego, não receber nenhuma prestação por esse motivo, o outro beneficiário continua a receber a majoração no agregado monoparental, o parente único esteja a receber subsídio de desemprego".

"O valor do subsídio de desemprego aumenta em 10% em determinadas situações de desemprego e se existirem filhos a cargo dos desempregados", é ainda explicado. 

Abono, subsídio de doença ou de desemprego: Simule em

Abono, subsídio de doença ou de desemprego: Simule em "poucos minutos"

O Governo explica que o simulador da Segurança Social "calcula automaticamente os apoios a que pode ter direito, como o abono de família, subsídio de doença, de desemprego ou Rendimento Social de Inserção". 

Notícias ao Minuto | 09:57 - 15/09/2025

Como fazer o pedido?

Ainda segundo o ISS, o pedido pode ser feito no portal da Segurança Social em poucos passos:

  • No menu principal escolha 'Desemprego'
  • Selecione 'Subsídio de Desemprego'
  • Clique em 'Consultar e pedir majoração de subsídio de desemprego'

O que é o subsídio de desemprego?

Importa referir que o subsídio de desemprego é "um apoio pago em dinheiro, por mês, às pessoas desempregadas que se encontram inscritas no centro de emprego ou Serviço de Emprego dos Centros de Emprego e Formação Profissional (a partir de agora designado por Serviço de Emprego), para compensar a falta de salário devido à perda involuntária de emprego", de acordo com a Segurança Social. 

Subsídio de desemprego: Quais as condições para ter direito?

Subsídio de desemprego: Quais as condições para ter direito?

O subsídio de desemprego é uma prestação paga aos cidadãos desempregados. No entanto, existem várias condições que devem ser cumpridas para ter acesso a este benefício. Sabe quais são? Explicamos tudo neste artigo.

Notícias ao Minuto | 08:16 - 18/08/2025

Leia Também: Subsídio de desemprego: Quais as condições para ter direito?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2864126/majoracao-do-subsidio-de-desemprego-quem-pode-pedir-como#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Participe atraves do nosso Whatssap

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes