Mais de 100 mil aranhas descobertas em teia gigante numa gruta grega

  • 20/11/2025

Denominada "Caverna do Enxofre", devido à concentração daquela substância química, a gruta situa-se no desfiladeiro de Vromoner, uma área geológica a 450 quilómetros de Atenas, de acordo com a revista Subterranean Biology.

 

A teia de aranha descoberta cobre quase 106 metros quadrados e foi tecida por "69.000 aranhas domésticas (Tegenaria domestica) e mais de 42.000 aranhas domésticas comuns (Linyphiidae)", refere o estudo.

Na revista, os investigadores referiram "a descoberta (...) de um extraordinário conjunto de aranhas coloniais", quando estas duas espécies são normalmente solitárias.

Trata-se do "primeiro caso documentado de formação de teias coloniais nessas espécies", observaram os especialistas, especificando que a imensa teia é formada por várias "teias individuais" cada uma "estrategicamente posicionada num local" onde a comida disponível, como pequenos insetos e outros nutrientes, "é abundante".

A descoberta foi comunicada oficialmente e pela primeira vez por membros da Sociedade Espeleológica Checa, segundo a revista.

A Subterranean Biology descreveu ainda fontes de água nas partes mais profundas da gruta que confluem para um riacho sulfuroso, ao longo de toda a extensão da passagem principal.

"Algumas das secções da teia podem vir a desprender-se da parede, devido ao próprio peso", concluíram ainda os cientistas.

Leia Também: Portugal vai apoiar o Brasil na criação de um museu dedicado ao azulejo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891471/mais-de-100-mil-aranhas-descobertas-em-teia-gigante-numa-gruta-grega#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes