Macau anuncia que não vai aumentar salários da função pública em 2026

  • 20/11/2025

Em comunicado, o Executivo disse ter recebido o relatório da Comissão de Avaliação das Remunerações dos Trabalhadores da Função Pública sobre um eventual aumento dos salários.

 

"O Governo da RAEM [Região Administrativa Especial de Macau] concorda que é necessário ponderar de forma prudente o ajustamento das remunerações dos trabalhadores dos serviços públicos", acrescenta-se na nota.

"Tendo em conta que o aumento das remunerações dos trabalhadores dos serviços públicos fará crescer as despesas do Governo de forma permanente, a decisão deve ser ponderada com cautela redobrada", referiu o Executivo.

"Embora a situação financeira (...) seja estável, a perspetiva económica geral permanece incerta e a recuperação é lenta em alguns setores", sublinharam as autoridades.

As contas públicas de Macau tiveram um excedente de 17,3 mil milhões de patacas (1,86 mil milhões de euros) nos primeiros dez meses de 2025, mais do que em todo o ano passado.

Na terça-feira, após a apresentação das Linhas de Ação Governativa para 2026, o chefe do Executivo já tinha alertado para "a instabilidade da envolvente externa e da conjuntura económica".

Sam Hou Fai defendeu que as relações entre a China e os Estados Unidos "estão a recuperar" dos episódios recentes de tensões comerciais, mas não afastou a possibilidade de uma "recessão económica" global.

Na mesma conferência de imprensa, o líder do Governo, que tomou posse em dezembro de 2024, alegou que "também no ano passado não havia condições para um aumento salarial dos funcionários públicos e mesmo assim houve".

O anterior chefe do Executivo de Macau, Ho Iat Seng, aprovou uma subida de 3%, com efeito a partir do início de 2024, o primeiro aumento desde o início da pandemia de covid-19.

Na terça-feira, Sam Hou Fai deu até Portugal como exemplo, recordando o corte salarial na função pública, em 2010, devido à crise financeira que obrigou à intervenção da 'troika'.

Sam estudou em Portugal e é o primeiro líder da região semiautónoma chinesa que domina a língua portuguesa.

O chefe do Executivo lembrou que "o nível do salário dos funcionários públicos pode influenciar o salário geral de Macau" e acrescentou que a decisão "tem que ponderar muitos fatores", incluindo a inflação.

A taxa média de inflação foi de "apenas 0,24%" nos 12 meses entre outubro de 2024 e setembro passado, sublinhou o Governo, no comunicado de hoje.

De acordo com o mais recente Relatório de Recursos Humanos da Administração Pública, em 2023 a região tinha 34.311 funcionários. O documento não refere quantos têm nacionalidade portuguesa, mencionando apenas que 257 nasceram em Portugal.

Leia Também: 'Casino-satélite' com mais de mil trabalhadores fecha portas em Macau

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891585/macau-anuncia-que-nao-vai-aumentar-salarios-da-funcao-publica-em-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes