Lula indica aliado para juiz no Supremo do Supremo Tribunal Federal

  • 20/11/2025

A candidatura de Jorge Messias será avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, em data ainda por definir, e depois será submetida a votação no plenário dessa câmara, onde precisará de maioria absoluta para se tornar um dos 11 juízes da mais alta instância judicial do país.

 

Se a nomeação for confirmada, Jorge Messias, principal conselheiro jurídico do Governo e membro de uma Igreja evangélica, ocupará o lugar de Luís Roberto Barroso, que anunciou a saída em outubro.

Este é o terceiro candidato indicado por Lula da Silva para o STF desde que regressou ao poder, em 01 de janeiro de 2023.

Antes, propôs o seu antigo advogado pessoal, Cristiano Zanin, e o seu ministro da Justiça, Flávio Dino.

A escolha do Advogado-Geral da União para ocupar um lugar no Supremo já se repetiu no passado.

 O antecessor de Lula da Silva, o Jair Bolsonaro (2019-2022), condenado por tentativa de golpe de Estado, também optou durante o seu mandato por indicar André Mendonça, igualmente de perfil evangélico.

Natural de Recife, Jorge Messias tem 45 anos e poderá permanecer no STF até 2055, quando completará 75 anos, idade máxima para exercer como magistrado da corte.

Advogado-Geral da União desde janeiro de 2023, homem de confiança do Presidente e ativo nas redes sociais, Messias sempre foi um dos favoritos para substituir Barroso, segundo a imprensa brasileira.

É licenciado em Direito, mestre em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional e doutorado pela Universidade de Brasília, onde também lecionou.

Funcionário de carreira, o seu nome já esteve ligado a outras administrações do Partido dos Trabalhadores (PT), liderado por Lula da Silva, como quando foi subchefe de Assuntos Jurídicos no Governo de Dilma Rousseff (2011-2016).

A nomeação de Messias frustra também o movimento feminista brasileiro, que lançou uma campanha de pressão para que Lula da Silva escolhesse uma mulher.

Se Jorge Messias superar a votação no Senado, o Supremo Tribunal Federal do Brasil ficará composto por dez homens e apenas uma mulher: Cármen Lúcia Antunes.

Leia Também: COP: Lula quer petrolíferas, mineradoras e super ricos a pagar transição

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2891720/lula-indica-aliado-para-juiz-no-supremo-do-supremo-tribunal-federal#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes