Luis Enrique irrita-se com pergunta sobre João Neves: "Ruído preocupa-me"
- 21/11/2025
Luis Enrique levou a cabo, ao início da tarde desta sexta-feira, a tradicional antevisão ao encontro da 13.ª jornada da Ligue 1, que irá colocar, frente a frente, no Parque dos Príncipes, o 'seu' Paris Saint-Germain e o Le Havre, numa conferência de imprensa que ficou marcada por uma reação em específico.
O antigo selecionador espanhol foi desafiado a revelar onde coloca João Neves (que ajudou Portugal a apurar-se para o Campeonato do Mundo de 2026, com um hattrick, na goleada aplicada à Arménia, no Estádio do Dragão, por 9-1), acabando por recusar entrar em discussões e mostrar-se, inclusive, "preocupado" com o crescente número de "prémios individuais", no universo do futebol.
"Não sei, é o mesmo de sempre. Se eu tiver de classificar João Neves... Se o fizer, a pergunta seguinte será como classificado Fabián Ruiz, onde colocaria o Warren [Zaire-Emery], onde colocaria o Senny Mayulu... E, depois, o treinador tem problemas. Estou muito satisfeito por ter esta equipa, estes jogadores", começou por afirmar, em declarações reproduzidas pela estação televisiva francesa RMC Sport.
"Eles são especiais, eles são diferentes, e demonstraram isso mesmo, no ano passado. Ainda assim, fico um pouco preocupado com o ruído que vou ouvindo em torno da equipa e dos prémios individuais que são atribuídos aos jogadores. Isto é um desporto de equipa, é preciso estarmos preparados para trabalhar em equipa. Os prémios individuais não me interessam", prosseguiu.
"É uma temporada um pouco diferente, porque há vários prémios, e é bom receber esse tipo de reconhecimento, mas eu fico um pouco preocupado, porque não quero falar do passado. Quero falar do futuro. Menos prémios e mais concentração naquilo que nós queremos fazer. E aquilo que queremos fazer é muito difícil. É por isso que temos de estar concentrados", completou.
"Quero fazer evoluir o plantel, não apenas três jogadores"
Já quanto ao facto de o trio do meio-campo do PSG, formado por João Neves, Vitinha e Fabián Ruiz, 'dar cartas', não só no clube, como também no plano internacional, Luis Enrique foi igualmente evasivo: "Não sei se este é o melhor momento deles. Não estou interessado neste tipo de debates".
"Eu quero fazer evoluir o plantel, e não apenas três jogadores. Há vários médios que podem jogar, e têm-no feito bem. Eu, enquanto treinador, estou a procurar fazer evoluir todos os jogadores", refletiu, antes de 'chutar para canto' outra pergunta, neste caso, a propósito do estado físico de Ousmane Dembélé.
"Eu não, não sou médico. Ele está a melhorar a forma física. Talvez venha a começar a treinar. Temos de manter-nos focados, e vamos ver como é que ele se comporta, no treinos. Vamos ver Ousmane Dembélé no relvado, nas próximas semanas", referiu, sobre o avançado que está arredado, por lesão, desde a derrota perante o Bayern Munique, por 1-2, a 4 de novembro.
O PSG, recorde-se, ocupa, neste momento, a liderança isolada da Ligue 1, com 27 pontos, mais dois do que a dupla de segundos classificados formada por Marseille e Lens. Já o Le Havre, mora no 12.º lugar, com os mesmos 14 pontos do Paris FC.
Leia Também: E esta conexão? Brincadeira entre João Neves e Vitinha dá que falar















