Lisboa ocupa o 66.º lugar em ranking mundial de cidades cicláveis

  • 20/11/2025

A cidade de Lisboa ocupa o 66.º lugar do 'ranking' mundial das cidades cicláveis feito pela Copenhagenize e EIT, liderado por Utrecht, nos Países Baixos, onde quase um terço de todas as viagens são feitas de bicicleta.

 

Lisboa é a única cidade portuguesa a figurar no Copenhagenize Index 2025 - EIT Urban Mobility Edition, que avalia e classifica as cidades mais amigáveis para o uso de bicicletas no mundo, e analisou 100 cidades de 44 países, selecionadas pelo seu foco no ciclismo e crescimento na utilização de bicicletas.

A cidade de Utrecht ocupa o primeiro lugar deste ano, referindo o relatório, conhecido esta semana, que "está no centro da excelência holandesa em ciclismo, como uma cidade compacta e de dimensão humana que provou que um enorme impacto pode ser atribuído a estratégias urbanas inteligentes".

"Com quase um terço de todas as viagens feitas de bicicleta, Utrecht demonstra o que pode acontecer quando o ciclismo é totalmente integrado no planeamento urbano: uma cidade construída com base no fluxo, na precisão e no propósito, tendo o ciclismo como elemento central", pode ler-se.

No top 5 de cidades europeias encontram-se ainda Copenhaga, Ghent, Amesterdão e Paris, que lideram "graças às redes de infraestruturas, políticas inclusivas e promoção do ciclismo como norma social".

As cidades da Europa dominam o 'ranking' pelo seu "compromisso político e redes ciclísticas maduras" e as da América Latina avançam em direção a "estratégias estruturadas", enquanto as cidades de África e da Ásia/Oceânia "enfrentam desafios, mas mostram potencial", de acordo com o relatório.

O estudo dá ainda destaque a "iniciativas transformadoras" em cidades como Fortaleza, no Brasil, Nairobi, no Quénia, e Osaka, no Japão, que demonstraram como o ciclismo pode ser uma ferramenta "para melhorar a mobilidade, a inclusão social e a sustentabilidade".

O índice não apenas classifica as cidades, mas também visa atuar como um instrumento de aprendizagem e diagnóstico para promover a mobilidade ciclística.

As cidades líderes demonstraram que o investimento em infraestrutura, políticas inclusivas e dados são essenciais para transformar a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida.

O índice procura, enquanto diagnóstico, impulsionar a mobilidade ativa como um pilar fundamental para a sustentabilidade urbana.

Em maio de 2024, Anacoreta Correia, então vice-presidente da câmara com o pelouro da mobilidade, anunciou um investimento de 13 milhões de euros para aumentar a rede ciclável de Lisboa em 90 quilómetros até ao final de 2025.

De acordo com o plano ciclável municipal apresentado então, a capital passaria de uma rede ciclável de 173 quilómetros para um total de 263.

Atualmente, e de acordo com fonte camarária a cidade conta com 253 quilómetros de rede ciclável, prevendo-se que "até final do ano o número ainda aumente".

TheFork distingue os melhores restaurantes do país. Eis os vencedores

TheFork distingue os melhores restaurantes do país. Eis os vencedores

Na segunda edição dos TheFork Awards, foram vários os restaurantes distinguidos. A gala decorreu no Convento do Beato, em Lisboa, e foi apresentada por Vasco Palmeirim. Conheça todos os vencedores.

Notícias ao Minuto | 22:07 - 19/11/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2891696/lisboa-ocupa-o-66-lugar-em-ranking-mundial-de-cidades-ciclaveis#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes