Lisboa e Odivelas: Morte de cães por eletrocussão? PAN questiona Governo

  • 21/11/2025

"Estes incidentes suscitam justificada preocupação, pelas mortes infligidas, pelo sofrimento das famílias envolvidas e pelo risco evidente para a segurança de mais animais e pessoas, incluindo crianças, utilizadores de jardins, espaços públicos e áreas residenciais", pode ler-se no requerimento entregue pelo PAN na Assembleia da República, dirigido à ministra do Ambiente e da Energia.

 

Em causa estão as mortes de três cães, alegadamente por eletrocussão em postes de iluminação pública na freguesia do Parque das Nações, em Lisboa, e no concelho de Odivelas, ocorridas em 14 e 15 de novembro.

"Perante a gravidade dos factos, impõe-se apurar responsabilidades, verificar a existência de falhas no controlo de segurança, escrutinar eventuais incumprimentos por parte das entidades concessionárias ou gestoras de rede, determinar o grau de fiscalização pública exercido e recolher informação sobre as medidas de prevenção e mitigação que o Governo, através das entidades competentes, determina adotar no imediato, assim como apurar as devidas responsabilidades", defende o partido liderado por Inês Sousa Real.

Além da tutela, o PAN dirigiu também perguntas às câmaras de Lisboa e de Odivelas.

Este caso também já suscitou reações por parte dos partidos da oposição na Câmara Municipal de Lisboa, que exigem respostas por parte do executivo liderado pelo social-democrata Carlos Moedas, segundo noticia o Diário de Notícias.

A vereadora socialista Alexandra Leitão exigiu um "apuramento rigoroso" das circunstâncias que levaram à morte dos animais, considerando tratar-se de um caso "grave".

"É fundamental esclarecer este incidente. A segurança no espaço público, incluindo a manutenção da iluminação, é uma responsabilidade central da Câmara Municipal de Lisboa e um requisito para proteger quem circula na cidade, pessoas e animais", sublinhou a autarca.

No mesmo sentido, os eleitos do PCP, Livre e Bloco de Esquerda manifestaram a intenção de questionar o presidente da Câmara de Lisboa.

Em resposta à agência Lusa, a Câmara Municipal de Lisboa informou que os serviços estão a realizar "uma peritagem ao equipamento em apreço, conjuntamente com a E-Redes, de forma a identificar quais as causas do incidente em concreto".

Os casos ocorreram junto a postes de iluminação pública em áreas de circulação urbana, tendo sido acionadas PSP, bombeiros, proteção civil e equipas técnicas.

A E-Redes confirmou ter conhecimento dos casos e ter iniciado processos internos de averiguação.

Leia Também: Aprovada proposta para aumentar abonos de funcionários do MNE no estrangeiro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2892372/lisboa-e-odivelas-morte-de-caes-por-eletrocussao-pan-questiona-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes