Liquidação da Imofundos avança em 2026, garante o Governo

  • 20/11/2025

"Prevemos também para o próximo ano a liquidação da Imofundos (empresa gestora de fundos de investimento imobiliário), que se arrastava desde 2022, salvaguardando a integração dos trabalhadores noutras estruturas do Estado", afirmou João Silva Lopes, durante uma intervenção sobre o setor empresarial do Estado, no primeiro dia de debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026).

 

Segundo o secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, o Governo vai ainda "iniciar o processo de dissolução e liquidação da Parvalorem, com a conclusão da reestruturação interna e a alienação dos ativos em carteira", pondo fim a "um processo que se arrasta há largos anos".

A Parvalorem foi criada pelo Estado para recuperação de créditos e alienação/liquidação de ativos do antigo Banco Português de Negócios.

"Encaramos a parte pública como uma entidade estratégica na gestão e organização das participações do Estado, assumindo-se como ponto vocal no processo de alienação ou liquidação das empresas e participações não estratégicas", sublinhou o governante, acrescentando que "um dos casos paradigmáticos" diz respeito à liquidação da Silopor, que se "arrastava desde 2001".

O secretário de Estado do Tesouro adiantou ainda que a "solução" encontrada pelo Governo "assegura a continuidade da atividade através da alienação do capital social da nova sociedade, a Silotagus, a realizar através de concurso público internacional, salvaguardando os contratos de trabalho e todos os direitos dos trabalhadores".

"Garantir que o setor empresarial do Estado está ajustado às necessidades e à realidade do país é uma missão nacional", defendeu ainda João Silva Lopes.

O Governo aprovou, em 07 de março, em Conselho de Ministros, o diploma que arranca o processo de privatização da concessão da Silopor.

A principal empresa portuária de armazenamento de granéis sólidos alimentares, que faz a gestão dos silos da Trafaria, em Almada, e do Beato, em Lisboa, tem uma capacidade global de 340 mil toneladas, o que permite o armazenamento, em média, de um total de 3,4 milhões de toneladas de cereais e farinhas durante um ano.

Leia Também: Nuclear: Resolução da AIEA terá "impacto negativo" na cooperação em curso

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2891495/liquidacao-da-imofundos-avanca-em-2026-garante-o-governo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes