Líder socialista francês alerta para nova moção de censura

  • 05/10/2025

"Se a situação não mudar, caminhamos diretamente para a moção de censura", afirmou numa entrevista publicada no jornal Le Parisien.

 

Olivier Faure queixou-se que, apesar de Sébastien Lecornu não ter maioria parlamentar, os socialistas não veem sinais de chegar a nenhum acordo sobre as fórmulas que propõem para o orçamento de 2026, contas que deverão reduzir o elevado défice público de França.

Também disse que, apesar das promessas de uma "rutura na substância e na forma", o que viram na sexta-feira, quando se encontraram com Sébastien Lecornu, foi uma "cópia e colagem" do orçamento que já tinha custado o cargo ao seu antecessor, o centrista François Bayrou, e que incluía duras medidas de austeridade.

Olivier Faure voltou a defender propostas como o "imposto Zucman" sobre os altos rendimentos, rejeitado por Sébastien Lecornu, embora o primeiro-ministro esteja a considerar aumentar os impostos sobre o património financeiro.

O dirigente alertou que o seu partido está preparado para votar uma moção de censura, mesmo "correndo o risco" de provocar uma nova dissolução parlamentar, o que os franceses não querem, depois das inesperadas eleições legislativas convocadas pelo Presidente, Emmanuel Macron, em junho do ano passado.

Leia Também: Macron agradece "compromisso com a paz" de Trump após acordo com Hamas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864931/lider-socialista-frances-alerta-para-nova-mocao-de-censura#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes