José Mourinho reage à condenação de Schjelderup: "Tem de continuar..."
- 20/11/2025
José Mourinho reagiu esta quinta-feira à condenação de Andreas Schjelderup, durante a conferência de imprensa de antevisão ao encontro entre o Atlético CP e o Benfica, referindo que a condenação não impede que o jogador exerça a sua atividade profissional.
"O Schjelderup errou, foi a tribunal e foi condenado. Não é uma condenação que o impede de exercer a sua atividade profissional. E quem aceitou que errou, e quem aceitou perfeitamente a condenação, acho que é um passo importante para ele próprio que não pode esquecer o que fez", começou por dizer o treinador do clube da Luz.
"A condenação não o faz esquecer. Tem de continuar com a sua vida, sendo menos naive do que foi no passado e aprendendo com uma experiência negativa que marca e marcará sempre. Tem de continuar a crescer, como pessoa, mais importante de que como jogador de futebol, e ser positivo", acrescentou José Mourinho.
Mas afinal, o que está em causa?
Foi esta quarta-feira que Andreas Schjelderup ficou a conhecer a sentença das suas ações na Dinamarca, tendo sido condenado a uma pena de prisão suspensa de 14 dias, pelo Tribunal Municipal de Copenhaga, já depois de ter visto o Ministério Público da Dinamarca a solicitar uma pena ligeiramente maior, entre 20 a 30 dias.
O episódio tornou-se do conhecimento público apenas no passado dia 8 de novembro, aquando da segunda volta das eleições do Benfica, levando mesmo o extremo norueguês a confessar um crime por partilha ilegal de conteúdo sexual a envolver menores de idade, cometido durante a época 2023/24, quando se encontrava emprestado pelas águias aos dinamarqueses do Nordsjaelland.
Face à solicitação de, pelo menos, 20 dias de pena suspensa por parte do Ministério Público dinamarquês, o advogado Anders Nemeth saiu em defesa do avançado de 21 anos, alegando que "seria correto impor uma pena suspensa muito mais curta", questionando até o seu cliente se se importaria de prestar serviço comunitário, dado o caso isolado. Schjelderup mostrou estar disposto a tal cenário.
O juiz ouviu todos os envolvidos e, após a sessão que durou cerca de 45 minutos, deliberou uma pena de prisão suspensa de 14 dias, afirmando: "Você vai levar um cartão amarelo" e esclarecendo que o internacional norueguês não poderá cometer quaisquer crimes durante um ano.
Inicialmente, recorde-se, a imprensa norueguesa avançava com a possibilidade de Andreas Schjelderup ficar sujeito a uma multa ou pena de prisão até um ano.
Leia Também: Escândalo sexual pode tirar Andreas Schjelderup do Mundial. Eis o motivo

















