João Tomás confirma dificuldades da transição para o escalão sénior

  • 08/01/2026

Também os planos de desenvolvimento individualizados, articulados com processos rigorosos de seleção e retenção, asseguram acompanhamento continuo e foco na excelência a longo prazo, sustentou o antigo internacional português, que abandonou os relvados há mais de 10 anos, depois de ter vestido camisolas de clubes como Benfica, Sporting de Braga, Académica e Betis.

 

Ao longo de 20 minutos, João Tomás apresentou os pontos essenciais da sua tese de doutoramento "Constrangimentos associados ao (in)sucesso na transição júnior/sénior em futebolistas portugueses", assente em quatro artigos, que serviram para identificar os constrangimentos da transição de escalão, a partir das perspetivas de treinadores, coordenadores e jogadores.

Sob o olhar atento de cerca de 80 pessoas - entre eles dirigentes desportivos e os antigos futebolistas Pedro Roma e Tarantini (este último foi o primeiro a atleta profissional a conseguir o grau de doutor em 2022) - que compunham a plateia do auditório da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o antigo futebolista respondeu, durante aproximadamente duas horas e meia, aos elementos do júri.

Entre os comentários deixados pelo júri, a sua tese de doutoramento foi considerada "uma reflexão cientifica muito importante" e "um exemplo em termos nacionais e internacionais por sair da sua zona de conforto -- os relvados -- para se dedicar à vida académica".

Já o elemento do júri André Seabra, que é também diretor da Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), sugeriu que a sua tese fosse editada em livro, face à importância das suas conclusões.

A fechar, outro elemento do júri considerou que João Tomás está "claramente acima da média no contributo que pode dar" ao futebol, acrescentando que o que parecia ser senso comum na sua apresentação, afinal "é o destilado".

Já o orientador Hugo Sarmento evidenciou que se trata de um primeiro futebolista a concluir uma tese de doutoramento, que desenvolveu ao longo de cinco anos, demonstrando "capacidade de recomeçar, se reinventar e abraçar um desafio de natureza completamente distinto: a academia".

"Poucos chegam até aqui e muito mais raros são os que chegam assim", referiu, minutos antes de se saber que a tese de João Tomás foi aprovada, por unanimidade, com distinção e louvor.

No final, o antigo futebolista vincou aos jornalistas que o seu trabalho tem um modelo de desenvolvimento muito prático, que exige uma profunda reflexão.

"Muitas vezes mudar políticas e pensamentos. Nós vemos que é difícil, mudar rotinas, ter dinheiro, porque é importante também para criar infraestruturas, para criar departamentos. Sem isso não acontece, não se faz um campo de forma voluntária, é preciso alguém que pague e essa deve ser a grande reflexão a ser feita", sustentou.

João Tomás explicou ainda que na sua tese teve em conta jogadores que chegaram ao topo, analisando o que se fez bem, para ser replicado.

"Um estudo onde procurei os melhores para que eles me digam o que é que é preciso ser feito. Porque as referências que nós temos são ao contrário: fala-se muito o que é feito em baixo e no que se espera encontrar em cima", afirmou.

No documento, com mais de 350 páginas, divididos em quatro artigos, é precisamente no último que encontram "o resumo dos outros três, de uma forma muito conceptualizada, muito detalhada e muito simplista".

Já sobre o futuro, admitiu que gostava muito de ficar ligado ao futebol, embora "para casar seja preciso um noivo e uma noiva".

"Como um jogador, estou no mercado. Mas gosto muito, além disso, de dar aulas: gosto muito do meio académico", concluiu.

Amor tem limites? Clube argentino pede apoio dos adeptos no estádio

Amor tem limites? Clube argentino pede apoio dos adeptos no estádio

Quilmes, da segunda divisão, solicita o apoio dos próprios adeptos para a reestruturação do Estádio Centenário, com capacidade para 30 mil pessoas. Apoiantes têm um horário a cumprir, com materiais de pintura a trazer.

Notícias ao Minuto | 15:03 - 08/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2916079/joao-tomas-confirma-dificuldades-da-transicao-para-o-escalao-senior#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes