Já há previsões! Confira o que vai acontecer aos preços dos combustíveis

  • 09/01/2026

Os preços dos combustíveis deverão registar um comportamento misto no arranque da próxima semana: a gasolina deverá permanecer nos níveis atuais, enquanto o gasóleo deverá descer ligeiramente, divulgou o Automóvel Club de Portugal (ACP), esta sexta-feira. 

 

O gasóleo deverá baixar meio cêntimo, ao passo que a gasolina deverá manter o preço, segundo as previsões do ACP:

"Nova semana, novas alterações nos preços dos combustíveis, com as previsões do setor a apontarem para a descida do preço do gasóleo e a manutenção do preço da gasolina", adianta. 

Assim, segundo o ACP, "caso se confirmem as previsões para a próxima semana, o preço médio do gasóleo simples vai cair para 1,532 euros por litro, enquanto o preço médio da gasolina simples 95 deverá manter-se nos 1,658 euros por litro". 

"Note-se que estas previsões são feitas com base na assunção da manutenção das medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo governo, para mitigar o aumento dos preços. As medidas em vigor incluem a compensaçãoo da receita adicional do IVA e a redução do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que o Governo, no entanto, já começou reverter. Prevê-se que a redução extraordinária do ISP seja revertida cada vez que os preços dos combustíveis estiverem demasiado em baixo", salvaguarda ainda o ACP. 

Fim do desconto no ISP? Bruxelas, "para já, não impôs nenhuma data"

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, disse que a Comissão Europeia "não impôs nenhuma data" para fim do desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP), que será gradual para evitar encarecer preços.

"A Comissão, para já, não impôs nenhuma data, nenhum calendário, mas tem continuado a frisar que Portugal, entre outros países - creio que são cerca de mais 10 - têm de reverter estes descontos na tributação dos combustíveis", disse Joaquim Miranda Sarmento.

Em declarações aos jornalistas portugueses em Bruxelas no final da reunião dos ministros das Finanças da UE, o governante apontou que "o fim do desconto do ISP, a reversão do desconto do ISP, será o mais gradual possível". "Portanto, não podemos antecipar nem o gradualismo, nem o seu fim", referiu Joaquim Miranda Sarmento.

Após as críticas de Bruxelas, desde 2023, o Governo vai começar agora a retirar de forma gradual o benefício relativo ao ISP.

Em causa estão descontos sobre o ISP na compra de gasolina e gasóleo, apoios criados em 2022 e 2023 na sequência da crise energética relacionada com a guerra na Ucrânia e com a elevada inflação.

O Governo não incluiu na proposta do Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) nenhuma previsão para a eliminação destes descontos e já sinalizou que o processo deverá ser gradual.

A tutela das Finanças já veio garantir estar a trabalhar numa solução que não encareça os preços dos combustíveis, apontando que vai começar a retirar o benefício em momentos de redução dos preços.

Este exercício surge devido às recomendações da Comissão Europeia para uma redução destes descontos, por serem medidas de caráter excecional que visaram suavizar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis.

A eliminação do desconto em vigor no ISP e a atualização da taxa de carbono trariam uma receita adicional para os cofres do Estado de 1.132 milhões de euros, estima o Conselho das Finanças Públicas.

Leia Também: Combustíveis: Foi isto que aconteceu aos preços na primeira mexida do ano

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2916380/ja-ha-previsoes-confira-o-que-vai-acontecer-aos-precos-dos-combustiveis#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes