Influencer. DCIAP omitiu escutas com António Costa durante cinco anos

  • 20/11/2025

Um total de 22 comunicações entre o antigo primeiro-ministro António Costa e os três principais intervenientes na Operação Influencer, recolhidas no âmbito da investigação do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), foram omitidas ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e ao Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).

 

Segundo avança o Diário de Notícias, as escutas envolvem os arguidos João Galamba e Diogo Lacerda Machado e o antigo ministro João Pedro Matos Fernandes e foram recolhidas entre 2020 (há cinco anos) e 2022, mas nunca chegaram a ser apresentadas nem ao Supremo, nem ao TCIC. 

Esta quinta-feira, o TCIC notificou os advogados de defesa, tendo declarado que tem o seu "poder jurisdicional esgotado" devido ao tempo decorrido. Antes, o Supremo já tinha alegado que, não sendo António Costa atualmente chefe de Governo, não tem de se pronunciar sobre o assunto. 

Agora, a omissão pode fazer com que estas escutas venham a ser consideradas prova proibida, uma vez que a lei exige que sejam submetidas ao tribunal no prazo de 48 horas e renovadas a cada 15 dias.

No despacho enviado aos advogados, citado pelo Diário de Notícias, o DCIAP confirma que as sessões de comunicações entre António Costa e os visados "se encontram enquadradas nos Relatórios de Interceção de Comunicações constantes dos autos", mas admite não saber por que razão algumas não foram identificadas para efeitos legais.

Recorde-se que a Operação Influencer levou à detenção de cinco pessoas, a 7 de novembro de 2023, incluindo o então chefe de gabinete do ex-primeiro-ministro António Costa, Vítor Escária.

Em causa estão suspeitas de crime na construção de um centro de dados em Sines, distrito de Setúbal, na exploração de lítio em Montalegre e Boticas, ambas no distrito de Vila Real, e na produção de energia a partir de hidrogénio também em Sines.

O caso levou à queda do Governo de António Costa (PS), tendo o agora presidente do Conselho Europeu sido considerado suspeito, sem ser constituído arguido.

Leia Também: Costa com acesso barrado a Influencer. Pedidos anteriores "irrelevantes"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2891926/influencer-dciap-omitiu-escutas-com-antonio-costa-durante-cinco-anos#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes