Humberto Correia defende construção de "100 mil habitações sociais"

  • 08/01/2026

"O Estado tem de construir habitação social [e] se eu for eleito o Governo, seja qual for a sua cor política, terá de construir 100 mil habitações sociais por ano. A Áustria tem 40 por cento de habitação social e Portugal tem dois por cento", precisou o candidato.

 

Humberto Correia falava aos jornalistas à margem de uma ação de campanha nas ruas de Beja, o 16.º distrito que percorreu nas últimas semanas enquanto candidato presidencial.

O também pintor, que trabalhou 15 anos na construção civil, explicou que estas habitações sociais destinar-se-iam aos jovens, mães solteiras e vítimas de violência doméstica, salientando, também, que independentemente de qual for a sua condição estas pessoas têm que trabalhar.

"Quando o jovem atinge os 18 anos automaticamente tem direito a uma habitação de 30 metros quadrados com um aluguer de 90 euros por mês. Depois as mães solteiras que têm muitas dificuldades [e] que têm que ser favorecidas, as mulheres que sofrem de violência doméstica [e] os idosos que têm pensões muito baixas em ralação ao preço da habitação", disse.

Questionado quanto à possibilidade de ser eleito e, consequentemente, solicitar ao Governo a execução desta proposta, Humberto Correia afirmou que "o presidente tem o que se chama a magistratura de influência e a comunicação social" e serão esses "os dois pilares" que permitirão fazer pressão para que esta se realize.

"Por exemplo, vai haver uma verba que vai ser atribuída para comprar armas. É um erro. Os portugueses não precisam de guerras, já contamos com as nossas e nas últimas ninguém nos ajudou. Pelo contrário, essa verba deve ser destinada à habitação social, [porque] são 5,8 mil milhões de euros", alude.

Referindo de seguida que "com essa verba podíamos resolver muita coisa e construir muita habitação social".

Para especificar como a medida entraria em vigor, o candidato presidencial revelou que as habitações com 30 metros quadrados teriam um preço de arrendamento de 90 euros, seguindo-se 50 metros quadrados a 150 euros e 80 metros quadrados a 240 euros. 

"Eu funciono ao metro quadrado porque estive na construção civil durante muitos anos [e] tenho noção das coisas. São esses os preços em relação àquilo que as pessoas ganham", referiu.

Envergando um traje semelhante ao de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, o candidato assumiu-se "republicano" e que "não podemos voltar atrás", mas que a sua indumentária serve para "dar impacto". 

"Se eu viesse para aqui como os outros [candidatos] de fato e gravata não dava impacto. Assim, destaco-me dos outros", justificou.

Outra das questões que o diferenciam, segundo o próprio, dos seus adversários à Presidência da República é o facto de estar a utilizar apenas transportes públicos na sua campanha eleitoral.

"Comecei em Guimarães, na cidade Berço. Este é o 16.º distrito, só me falta Setúbal e depois Portalegre. Em Beja venho fazer aquilo que fiz nos outros distritos, [ou seja] andar assim vestido, abordar as pessoas com o meu cartão [e passar a mensagem de] aproximação com as pessoas e com o povo português", disse, confirmando a seguir que distribui cerca de 250 cartões por ação de campanha. 

Questionado quanto à sua perceção quanto à qualidade dos acessos, nomeadamente rodoviários e ferroviários, Humberto Correia admitiu ter ficado "surpreso" por Portugal estar "muito bem serviço" a esse nível, admitindo apenas que as linhas férreas pudessem "melhorar um pouco". 

Humberto Correia é um dos 11 candidatos às eleições presidenciais do próximo dia 18, assim como Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (apoiado pelo PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (apoiado pelo PS), o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal), André Ventura (apoiado pelo Chega) e o músico Manuel João Vieira.

Leia Também: E se um candidato à Presidência desistir? O que acontecem aos votos?

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2915804/humberto-correia-defende-construcao-de-100-mil-habitacoes-sociais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes