Homem viu urso e enviou fotos à família. Foi encontrado morto dias depois
- 05/10/2025
Um homem encontrado morto num acampamento com sinais de ter sido atacado por animal, no estado norte-americano do Arkansas, na passada quinta-feira, tinha enviado fotografias de um urso à família dias antes.
De acordo com o Departamento do Xerife do Condado de Newton, citado pela imprensa local, o corpo de um homem de 60 anos, natural do Missouri, foi encontrado a centenas de metros do local onde estava acampado, perto de Mount Judea, no Arkansas.
O corpo foi encontrado após o filho do homem ter pedido uma "verificação de bem-estar" às autoridades locais, porque não conseguia contactar o pai depois de ter recebido fotografias de um urso.
Após o alerta, o xerife deslocou-se ao local e encontrou a carrinha e o material de campismo do homem.
"O acampamento tinha sido revirado e havia indícios de luta e ferimentos. Havia também marcas de arrasto que saíam do acampamento e iam para a floresta", indicou o xerife, Glenn Wheeler, num comunicado.
O corpo acabou por ser encontrado a vários metros do acampamento e apresentava "ferimentos extensos, consistentes com os esperados de um ataque de carnívoros de grande porte".
"Sabemos, sem sombra de dúvida, que um urso estava no acampamento com a nossa vítima e os ferimentos são absolutamente consistentes com um ataque de urso. Este é um caso altamente invulgar", acrescentou o xerife.
No sábado, as autoridades locais ainda estavam a "trabalhar" para localizar o urso, que aparentava ser jovem pelas fotografias enviadas pelo homem à família. No entanto, não é certo que o urso nas imagens seja o responsável pelo ataque.
"Até que o Laboratório Criminal do Arkansas conclua a autópsia, não podemos afirmar com 100% de certeza que se tratava de um urso, mas tudo indica fortemente que sim", adiantou o xerife.
"Este é um caso altamente invulgar. Estamos no início da investigação e das buscas e atualizaremos as informações assim que possível. Se estiver na área, esteja atento e tenha cuidado, especialmente com as crianças. A história diz-nos que, uma vez que um urso se torna predador, muitas vezes continua com estes comportamentos", alertou.
Este é o segundo ataque de ursos no espaço de um mês no Arkansas
Caso se confirme, este é o segundo ataque de ursos no espaço de um mês no estado do Arkansas. Segundo recorda a Fox News, um homem de 72 anos morreu após ser atacado por um urso-negro no início de setembro. Antes, o último ataque fatal de um urso no Arkansas tinha sido em 1892.
Leia Também: Lobos matam 21 ovelhas e cordeiros em Miranda Douro. Nove animais feridos