Hamas reforça estar "muito interessado em chegar a um acordo"

  • 05/10/2025

"O Hamas está muito interessado em chegar a um acordo para pôr fim à guerra e iniciar imediatamente o processo de troca de prisioneiros [reféns por detidos palestinianos]", disse um responsável do Hamas, sob anonimato, à agência noticiosa francesa.

 

Dois dias antes do segundo aniversário do ataque sem precedentes do movimento islâmico palestiniano Hamas contra Israel, em 07 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra, o exército israelita continuou os seus bombardeamentos na Cidade de Gaza, matando pelo menos cinco pessoas, segundo a Defesa Civil local, um serviço de resgate que opera sob a autoridade do Hamas.

As negociações baseiam-se no plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que enviou o seu enviado Steve Witkoff e o seu genro Jared Kushner ao Egito para ajudarem a finalizar as discussões sobre as condições para a libertação dos reféns sequestrados durante o ataque de 7 de outubro de 2023.

No sábado, Trump avisou o Hamas de que "não toleraria qualquer atraso" na implementação do seu plano, que inclui um cessar-fogo, a libertação dos reféns em 72 horas, a retirada gradual do Exército israelita de Gaza e o desarmamento do movimento islamista.

Um aliado próximo de Trump, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, anunciou no sábado que enviaria os seus negociadores para o Egito, manifestando a esperança de que todos os reféns fossem devolvidos "nos próximos dias".

De acordo com um responsável do Hamas, as negociações serão realizadas em Sharm el-Sheikh (leste da Turquia), onde os negociadores do movimento deverão chegar hoje, vindos de Doha.

"O Hamas está muito interessado em chegar a um acordo para pôr fim à guerra e iniciar imediatamente o processo de troca de prisioneiros [reféns por detidos palestinianos]", disse o responsável, sob anonimato, à AFP.

A equipa de negociação israelita "partirá esta noite com o plano de iniciar as negociações amanhã [segunda-feira]", disse uma porta-voz de Netanyahu no domingo, especificando que estas serão "negociações técnicas".

O Hamas enfatizou aos mediadores "a necessidade de Israel suspender todas as operações militares em toda a Faixa de Gaza, cessar todas as atividades aéreas, reconhecimento e sobrevoos de drones, e retirar da Cidade de Gaza". Ao mesmo tempo, "o Hamas e as fações da resistência vão encerrar as suas operações militares".

Se for alcançado um acordo, os bombardeamentos israelitas devem "parar", disse o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

Na sexta-feira, o Hamas afirmou estar pronto para libertar todos os reféns ao abrigo do plano de Trump, anunciado a 29 de setembro, e para iniciar negociações imediatas para ultimar os detalhes do processo.

Trump pediu então a Israel que parasse "imediatamente" com os seus bombardeamentos em Gaza, mas o exército israelita continuou os seus ataques na região, matando quase 60 pessoas no sábado, segundo a Defesa Civil local.

"Houve uma clara redução no número de ataques aéreos [desde sábado à noite]. Os tanques e os veículos militares recuaram um pouco, mas acredito que se trata de uma manobra tática e não de uma retirada", disse Mouin Abu Rajab, residente em Gaza, à agência noticiosa francesa AFP.

Netanyahu afirmou apoiar o plano de Trump, especificando que o seu Exército permanecerá na maior parte da Faixa de Gaza, da qual controla atualmente cerca de 75%.

O Presidente norte-americano declarou no sábado que Israel tinha acordado uma "linha de retirada" inicial a uma distância de 1,5 a 3,5 quilómetros dentro do território palestiniano. Assim que o Hamas aceitar, um cessar-fogo "entrará em vigor imediatamente".

Leia Também: Netanyahu não avançará com "plano" até que Hamas liberte todos os reféns

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2865140/hamas-reforca-estar-muito-interessado-em-chegar-a-um-acordo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes