Guterres defende respeito pela "integridade territorial" da Ucrânia

  • 21/11/2025

Questionado numa conferência de imprensa em Joanesburgo sobre o plano de paz para a Ucrânia apresentado pelos Estados Unidos, Guterres enfatizou que o projeto não foi apresentado formalmente à ONU pelos Estados Unidos ou qualquer outra entidade.

 

"Não estamos familiarizados com esse plano (...). Estamos a falar de algo que apareceu na imprensa, mas nunca foi apresentado formalmente pelos Estados Unidos", declarou o líder da ONU.

Mas um plano de paz deve respeitar a Carta da ONU e o direito internacional, frisou.

"Uma solução de paz para a Ucrânia, em consonância com esses princípios, também respeitaria as resoluções da Assembleia Geral (da ONU), que afirmam claramente que a integridade territorial da Ucrânia, e em geral a integridade territorial dos Estados em todo o mundo, deve ser respeitada", insistiu do secretário-geral.

Pouco antes das declarações de Guterres, o Presidente norte-americano, Donald Trump, indicou que quer que o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, assine o plano de paz de 28 pontos antes do Dia de Ação de Graças, que é comemorado em 27 de novembro, de acordo com o jornal Washington Post.

O plano de paz elaborado por Washington - o qual Moscovo alega desconhecer - propõe que Kyiv limite o seu exército a um máximo de 600.000 soldados após a guerra, descarte a adesão à NATO e se retire do território que ainda controla no leste do país, na região de Donbass, que se tornaria uma zona desmilitarizada após o conflito e seria reconhecida de facto como russa.

Por sua vez, Zelensky afirmou hoje, num discurso à nação, que o país pode deparar-se com a escolha entre perder a sua dignidade ou abrir mão de um aliado fundamental, considerando que a proposta de Trump ultrapassa várias das linhas vermelhas da Ucrânia.

Ainda assim, o líder ucraniano garantiu que trabalhará incansavelmente nos próximos dias e semanas para promover a paz em termos aceitáveis para a Ucrânia.

Leia Também: Zelensky recusa trair a Nação e "proporá alternativas" a plano de Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892412/guterres-defende-respeito-pela-integridade-territorial-da-ucrania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes