Grupo de portugueses deve ser libertado pelo Hamas nos próximos dias

  • 06/10/2025

Três portugueses vivos e os restos mortais de outros três deverão ser libertados nos próximos dias, no âmbito do plano de paz proposto por Donald Trump para o Médio Oriente. Recorde-se que o plano prevê, numa primeira fase, uma troca dos 48 reféns, vivos e mortos, por prisioneiros palestinianos.

 

Os três portugueses vivos são Segev Halfon, de 27 anos, e os irmãos Ariel Cunio e David Cunio, de 28 e 35 anos respetivamente, indicou a Comunidade Israelita do Porto.

Os irmãos pertencem a uma família sefardita tradicional da Turquia. Os seus bisavós, José e Anna Cunio, nascidos no século XIX no coração do Império Otomano, conservavam registos familiares em Esmirna, nas antigas instituições "Kahal Kadosh Portugal" e "Dotar as Órfãs". Os Cunio, para além de israelitas e portugueses, são cidadãos argentinos.

A Comunidade Israelita do Porto aguarda também a libertação dos corpos de Yossi Sharabi, de 53 anos, pertencente a uma família marroquina de sobrenome Turgeman, que conta com registos no cemitério judaico de Lisboa, uma vez que membros desta família regressaram a Portugal depois da abolição da Inquisição; de Ran Gvili, de 26 anos, de uma família sefardita egípcia, bisneto de Eduardo Nada; e de Dror Or Ermoza, de 48 anos, de família sefardita otomana que falava ladino e que hoje inspira a famosa série da Netflix "Beauty Queen of Jerusalem". Também Dror Or detinha as nacionalidades israelita, portuguesa e Argentina. 

Dror Or Ermoza foi morto com a mulher.  Os filhos de ambos, Alma e Noam, de 17 e 15 anos, e o sobrinho Liam, de 23, foram feitos reféns e entretanto libertados.

Yossi Sharabi foi sequestrado em casa, à frente da mulher e das filhas, e levado para o cativeiro onde acabou por ser assassinado. Eli Sharabi, o irmão, também português, também foi raptado e levado para Gaza, de onde foi libertado recentemente, após 16 meses de cativeiro. Tinha perdido 40% do peso corporal e estava com 45 quilos. Tinha sido acorrentado, espancado e deixado a passar fome. Descobriu que perdeu a mulher e as filhas.   

Ran Gvili estava doente e à espera de uma operação no hospital a 7 de outubro, Alarmado com as notícias que chegavam, vestiu-se e dirigiu-se para o campo de batalha, onde morreu e o seu corpo foi levado para Gaza como troféu e objecto de troca. 

Em que consiste o plano de paz?

O plano de paz proposto por Donald Trump prevê numa primeira fase uma troca dos 48 reféns, vivos e mortos, por prisioneiros palestinianos, após o que haveria um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, onde mais de 66.000 pessoas morreram em quase dois anos de guerra.

O plano inclui a formação de um governo de transição para Gaza, supervisionado por si e pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, além da possibilidade de negociar no futuro um Estado palestiniano, ao qual o Governo israelita se opõe.

O Hamas exigiu negociar alguns pontos da proposta, tendo o primeiro-ministro israelita respondido que o grupo "tem de aceitar [o plano] na totalidade".

[Notícia atualizada às 13h31]

Leia Também: Netanyahu vai enviar delegação ao Egito para conversações sobre Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2865520/grupo-de-portugueses-deve-ser-libertado-pelo-hamas-nos-proximos-dias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes