Greta Thunberg "tratada de forma horrível", alegam ativistas da flotilha

  • 05/10/2025

A sueca Greta Thunberg terá sido alvo de maus-tratos por parte das forças israelitas durante a sua detenção. As alegações foram feitas por dois ativistas que faziam parte da Flotilha Global Sumud e que, entretanto, já foram deportados por Israel.

 

Foram cerca de 137 ativistas - turcos, norte-americanos, italianos, marroquinos, entre outros - que aterraram no Aeroporto de Istambul no dia de sábado, 4 de outubro, após terem sido deportados.

Em declarações à Reuters, o ativista malaio Hazwani Helmi e o ativista norte-americano Windfield Beaver revelaram ter sido testemunhas dos maus-tratos a Greta Thunberg, contando que a jovem foi empurrada e forçada a usar a bandeira israelita.

"Foi um desastre. Trataram-nos como animais", disse Hazwani Helmi, de 28 anos, acrescentando que não receberam água potável ou comida e que também os medicamentos foram confiscados. 

Já o ativista norte-americano, de 43 anos, contou que Greta foi "tratada de uma forma horrível" e "usada como propaganda". Adiantou ainda que, quando o ministro israelita Itamar Ben-Gvir se deslocou ao local onde os ativistas se encontram detidos, Greta foi empurrada para dentro de uma sala. 

Israel não comentou imediatamente as acusações. No entanto, o ministério dos Negócios Estrangeiros do país já havia dito que os relatos de maus-tratos por parte dos ativistas eram "mentiras completas". 

De recordar que, no sábado, a Suécia solicitou a Israel que forneça imediatamente água potável, alimentos e tratamento médico aos suecos detidos.

Esta declaração da diplomacia sueca surgiu horas depois de ativistas pró-palestinianos terem declarado ter sido vítimas de violência e "tratados como animais" durante a interceção da frota.

Por sua vez, o jornal britânico The Guardian escreveu que Greta disse às autoridades suecas que foi detida numa cela infestada de percevejos, com pouca comida e água.

Suécia exige água, comida e cuidados para suecos detidos na flotilha

Suécia exige água, comida e cuidados para suecos detidos na flotilha

A Suécia solicitou hoje a Israel que forneça imediatamente água potável, alimentos e tratamento médico aos suecos detidos que seguiam na Flotilha Global Sumud com destino a Gaza, informou hoje o Ministério das Relações Exteriores sueco à AFP.

Lusa | 22:12 - 04/10/2025

As forças israelitas intercetaram entre quarta e quinta-feira a Flotilha Global Sumud, com cerca de 50 embarcações, que se dirigia à Faixa de Gaza para entregar ajuda humanitária, detendo os participantes, incluindo quatro cidadãos portugueses: a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves.

Também foram detidos 30 espanhóis, 22 italianos, 21 turcos, 12 malaios, 11 tunisinos, 15 brasileiros e 10 franceses, bem como cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, México e Colômbia, entre muitos outros.

Os organizadores denunciaram a falta de informação sobre o paradeiro de 443 participantes da missão humanitária.

Leia Também: Portugueses que viajaram em flotilha para Gaza devem ser libertados hoje

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2865007/greta-thunberg-tratada-de-forma-horrivel-alegam-ativistas-da-flotilha#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes