Governo dos EUA envia 300 tropas federais da Califórnia para Portland

  • 05/10/2025

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, informou que os 300 soldados da Guarda Nacional da Califórnia, que estão sob comando federal desde junho passado, estão a caminho do estado vizinho.

 

"Este é um abuso de poder vergonhoso. A administração Trump ataca sem pudor o próprio Estado de direito e põe em prática as suas palavras perigosas: 'ignora as ordens judiciais' e trata os juízes, mesmo os nomeados por ele, como adversários políticos", disse Newsom, num comunicado.

Trump terá enviado as tropas californianas para o estado vizinho depois de uma juíza do Oregon, nomeada por ele, ter bloqueado temporariamente no sábado a ordem do Presidente norte-americano de enviar pelo menos 200 soldados da Guarda Nacional do Oregon para Portland para supostamente restabelecer a segurança da cidade.

"Não se trata de segurança pública, mas de poder", insistiu o governador da Califórnia, que disse que levará novamente o Governo Trump aos tribunais.

Trump perdeu uma batalha judicial por ter mobilizado 4.000 soldados da Guarda Nacional da Califórnia sem o consentimento do governo estadual, algo que não acontecia nos Estados Unidos há 60 anos.

Embora um juiz tenha declarado ilegal a mobilização, permitiu que a Casa Branca mantivesse o poder sobre 300 soldados californianos que ainda estavam mobilizados quando a decisão judicial foi emitida.

Trump ameaçou militarizar os estados democratas que não o ajudam na sua cruzada migratória. O Presidente ordenou o destacamento dos soldados no domingo passado, depois de a governadora do Oregon, a democrata Tina Kotek, ter rejeitado um pedido do secretário da Defesa, Pete Hegseth, para destacar a guarda por iniciativa própria, uma estratégia que também foi usada em Illinois.

A Casa Branca deu a ordem para o envio de tropas a Oregon com o argumento de que é necessário reforçar a segurança diante dos protestos contra as detenções de migrantes, que aumentaram devido a algumas decisões do republicano, como a de designar o movimento Antifa como grupo terrorista.

Em Portland foi fundado o Rose City Antifa, um dos grupos mais conhecidos do movimento antifascista atualmente.

Trump referiu-se várias vezes a Portland como uma cidade devastada pela guerra. Tanto a governadora Kotek como os líderes locais e distritais do Oregon refutaram as afirmações do Presidente de que são necessárias tropas federais para reprimir os protestos, afirmando que têm tudo sob controlo e que as manifestações têm sido, até agora, geralmente pacíficas.

Em contrapartida, os agentes de imigração intensificaram os confrontos com os manifestantes, conforme mostram imagens captadas pela imprensa e por testemunhas.

Neste sábado, houve mais detenções de manifestantes em frente ao edifício do Serviço de Controlo de Imigração e Alfândega (ICE).

Leia Também: Após bloqueio de tropas em Portland, Trump anuncia envio para Chicago

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2865262/governo-dos-eua-envia-300-tropas-federais-da-california-para-portland#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes