Governo de Trump pressiona envio de tropas para Chicago e Portland

  • 04/10/2025

O governador de Illinois, J.B. Pritzker, disse hoje que recebeu um ultimato da Casa Branca sobre o envio de tropas, que ameaçou federalizar 300 membros da Guarda Nacional de Illinois.

 

"Esta manhã, o Departamento de Guerra da administração Trump fez-me um ultimato: convoquem as vossas tropas ou nós o faremos", explicou o governador democrata.

J. B. Pritzker considerou "absolutamente ultrajante e anti-americano" exigir que um governador envie tropas militares contra a sua vontade dentro das suas próprias fronteiras.

As tensões com as rusgas policiais à imigração em Chicago e arredores aumentaram nas últimas semanas, com protestos a serem repelidos na maior parte dos casos com gás lacrimogéneo e detenções de cidadãos norte-americanos.

Hoje a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, disse numa mensagem na sua conta na rede social X que os agentes federais estão a ser alvo de "violentos" ataques.

Uma cidadã norte-americana foi hoje baleada em Chicago por agentes da imigração depois de alegadamente lhes ter apontado uma arma. A situação não é menos tensa na costa de Portland, no Oregon, onde os manifestantes têm vindo a manifestar-se há vários dias em frente às instalações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

A Casa Branca aguarda a decisão de um juiz federal, que ouviu os argumentos esta sexta-feira, sobre a permissão ou não do envio de pelo menos 200 soldados da Guarda Nacional do Oregon para Portland.

No passado sábado, Donald Trump anunciou a sua decisão de enviar tropas e a sua autorização para o uso da "força total" em Portland, uma cidade que afirmou estar "devastada pela guerra".

O Presidente norte-americano ordenou ainda o envio de tropas para Los Angeles, Califórnia, Washington DC, e Memphis, Tennessee, aumentando a presença de militares e de forças de agências federais em cidades governadas pelos democratas.

Um juiz federal na Califórnia determinou que o envio de tropas para Los Angeles, o primeiro ordenado pelo Presidente republicano para reprimir os protestos contra a imigração, era ilegal.

Leia Também: Trump deixa aviso ao Hamas sobre plano de paz: "Não tolerarei atrasos"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864902/governo-de-trump-pressiona-envio-de-tropas-para-chicago-e-portland#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes