Governo cabo-verdiano concede aval de 2,5 milhões para concluir hotel
- 20/11/2025
"É autorizada a direção-geral do Tesouro a conceder um aval à Maseyka Holdings Investiments para garantia do empréstimo bancário, junto do Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), no montante de 275.662.500 milhões de escudos (2,5 milhões de euros)", lê-se no Boletim Oficial.
O executivo explicou que a medida visa assegurar a execução das atividades previstas, a conclusão da unidade hoteleira e a reparação dos danos materiais e reposição dos equipamentos afetados pela tempestade Erin, de 11 de agosto.
"Face ao exposto e atendendo à relevância deste projeto estruturante, para o qual foi celebrada uma convenção entre o Estado e a Maseyka Holdings Investments, considerado de interesse excecional pelo seu impacto económico e social, o Estado reconhece a importância de apoiar a empresa mediante a concessão deste aval", referiu.
O prazo total da operação é de 42 meses, incluindo seis de desembolso e 36 de amortização, segundo o plano financeiro aprovado pelo banco credor.
O Governo referiu ainda que o programa para a legislatura 2021-2026 considera o turismo um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, com ênfase na valorização dos recursos naturais, culturais e humanos do país.
"A estratégia visa construir um produto turístico resiliente, diversificado e desconcentrado, que beneficie todas as ilhas e municípios", acrescentou.
A Maseyka Holdings Investments, que atua nos setores turístico e imobiliário, está a construir o hotel "Four Points by Sheraton", com 128 quartos, junto à Praia da Laginha, no Mindelo.
O setor do turismo é uma das principais fontes de riqueza de Cabo Verde, representando cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB), com maior concentração nas ilhas do Sal e da Boa Vista.
Leia Também: Cabo Verde vai elaborar 18 planos municipais com apoio do Banco Mundial















