Governo angolano diz que medidas contra cólera têm permitido evitar mortes

  • 04/10/2025

Em declarações à agência Lusa, Sílvia Lutucuta reconheceu que "o surto ainda não está dominado", mas destacou que o Executivo tem em marcha uma resposta "estruturante e multissetorial", que passa por melhorar o saneamento básico e o abastecimento de água potável, principais fontes de propagação da doença.

 

"Estamos a melhorar o saneamento básico, a reforçar o abastecimento de água potável e a atuar em várias frentes. Não estou a dizer que estamos tranquilos, mas estamos a evitar as mortes", declarou Sílvia Lutucuta.

A governante frisou que as medidas de resposta visam preparar Angola para enfrentar a fase crítica da época das chuvas e do calor, períodos em que o risco de propagação aumenta, e garantiu que todos os setores do Executivo estão mobilizados.

"Não estamos de braços cruzados, temos um plano de contingência nacional, estratificado a nível provincial e municipal, e a grande preocupação é evitar os óbitos", disse à margem de uma visita ao Hospital Materno Infantil Dr. Manuel Pedro Azancot de Menezes, em Luanda

A ministra realçou que o combate à cólera exige uma abordagem conjunta entre Governo e população: "Temos também intensificado a educação para a saúde, porque todos temos de ser participes ativos na luta contra a cólera, não só o Governo. A população educada e cooperante também pode ajudar a controlar o surto e é para lá onde vamos caminhar", afirmou.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, foram registados 133 novos casos de cólera a 01 de outubro -- 75 no Uíge, 31 na Lunda Norte, 20 na Huíla e 7 no Cunene -- e dois óbitos na Lunda Norte.

Desde o início do surto, em janeiro, o país contabiliza já 29.713 casos e 816 mortes.

Dados divulgados na quinta-feira indicam que África já superou este ano o número de casos de cólera registado em todo o ano de 2024, sendo Angola um dos países mais atingidos.

A cólera é uma doença diarreica aguda, causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados, associada a más condições de saneamento e higiene, e pode ser fatal se não for tratada rapidamente com hidratação adequada.

Leia Também: África já superou este ano o número de casos de cólera registado em 2024

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2864754/governo-angolano-diz-que-medidas-contra-colera-tem-permitido-evitar-mortes#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes