Garantias de segurança dos EUA para Kyiv foram "bem recebidas"

  • 21/11/2025

"A referência a garantias de segurança sólidas, parte integrante do quadro mais amplo da estabilidade europeia e transatlântica",está "em linha com o que a Itália há muito propõe" para a Ucrânia, afirmou em comunicado o gabinete da primeira-ministra italiana no rescaldo da conversa entre Meloni e Merz.

 

Por isso, a proposta do plano que diz respeito às garantias de segurança para Kyiv "foi bem recebida", adiantou.

"Outros elementos do plano", afirmou o gabinete de Giorgia Meloni, "foram considerados dignos de maior exploração".

O plano de 28 pontos, inspirado no da guerra na Faixa de Gaza, coloca em causa algumas das linhas vermelhas do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, como a cessão de território ucraniano a domínio russo.

O documento inclui a exigência de que Kyiv retire as tropas do território que ainda controla na região oriental do Donbass, formada pelas unidades administrativas de Lugansk e Donetsk.

Prevê também que o exército ucraniano seja reduzido para 600.000 efetivos depois da guerra, em vez dos cerca de 880.000 atuais, e que a Ucrânia renuncie à entrada na NATO, prevista na Constituição.

Em troca, a Ucrânia receberá garantia de segurança face a uma eventual nova ofensiva russa.

A intenção de Trump é que a Ucrânia assine o pacto, para que seja depois apresentado ao líder russo, Vladimir Putin, segundo a EFE.

Apesar de a Ucrânia não ter participado na elaboração do documento, Washington disse que estava a dialogar com Moscovo e Kyiv "por igual".

A conversa entre Meloni e Merz surge depois de Zelensky ter falado também hoje ao telefone com os líderes alemão, francês e britânico para se assegurar de que as posições de princípio de Kyiv têm o apoio europeu.

Friedrich Merz, Emmanuel Macron e Keir Starmer saudaram os "esforços norte-americanos" para pôr fim à guerra e asseguraram a Zelensky o "apoio total e inalterado no caminho para uma paz duradoura e justa", segundo o Governo alemão.

Leia Também: Acordo com Albânia vai avançar apesar de "estarem a tentar retardá-lo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892439/garantias-de-seguranca-dos-eua-para-kyiv-foram-bem-recebidas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes