Francisco Neto estreia Inês Meninas e Raquel Ferreira na convocatória

  • 20/11/2025

O selecionador português de futebol feminino, Francisco Neto, chamou hoje pela primeira vez as futebolistas Inês Meninas (Valadares Gaia) e Raquel Ferreira (Torreense) para os jogos de preparação com Países Baixos e o Brasil.

 

A defesa Inês Meninas e a média Raquel Ferreira integram pela primeira vez a lista de convocadas da seleção AA, numa lista de 25 jogadores que conta com as regressadas Ana Capeta e Telma Encarnação.

Francisco Neto assumiu plano por "expor" as jogadores de Portugal a "estímulos" proporcionados por adversários poderosos, como os Países Baixos e o Brasil, antes do apuramento para o Mundial2027 feminino de futebol.

"Sentimos que somos capazes de ser competitivos nesses jogos e, por isso, quanto mais vezes pudermos expor as nossas jogadoras a este tipo de estímulos, melhor elas vão estar preparadas. Fazemo-lo na formação sempre que podemos e também nas seniores. Neste momento é o momento em que podemos fazê-lo: como falámos isto também na última convocatória, no calendário internacional não há espaço para muitos amigáveis", transmitiu Neto, depois de anunciar, na Cidade do Futebol, o lote de 25 convocadas para os jogos de preparação frente a neerlandesas e brasileiras.

Na conferência que se seguiu ao anúncio da convocatória, o selecionador transmitiu a sua visão de que apenas desta forma Portugal estará apto a "estar entre os melhores" e habituar as suas camadas jovens e seleção principal a participar -- com resultados meritórios -- nas principais competições.

"Essa é a nossa missão, não podemos estar a passar outra palavra. A nossa estrutura passa-lo muito à nossa formação: queremos jogar com os melhores, estar entre os melhores e queremos, nas camadas jovens, ir cada vez mais vezes às fases finais, nas seniores ir cada vez mais vezes às fases finais e sabemos que, para nós, só uma ideia, um sentido e um grande objetivo, que é proporcionar às nossas jogadoras essas experiências de poder jogar contra as melhores", assumiu.

Francisco Neto centrou atenções no próximo Mundial de futebol, que se realizará no Brasil, esperando repetir a presença de 2023, num torneio coorganizado por Austrália e Nova Zelândia, com jogos de preparação de grau de dificuldade máxima.

"Vamos jogar agora contra os Países Baixos e o Brasil, as campeãs da CONMEBOL [América do Sul]; antes, a Espanha, campeã do Mundo, a Inglaterra, campeãs da Europa... não houve ninguém que em 2025 o tenha feito. Uns dos jogos foram feitos por convite, outros por obrigação de calendário e sorteios", recordou o selecionador.

A seleção das 'quinas' integra o Grupo B3 [da Liga B] da fase de qualificação europeia, juntamente com Finlândia, Eslováquia e Letónia, disputando o acesso ao play-off, no qual os vencedores, juntamente com os quatro piores classificados dos grupos da Liga A, defrontam e os terceiros e quartos da Liga B.

Para a fase seguinte avançam 16 seleções, para um segundo play-off, do qual se qualificam sete para o Mundial -- juntando-se às quatro vencedoras dos grupos da Liga A -, enquanto a oitava vencedora dessa eliminatória, com pior ranking, ainda enfrenta um play-off intercontinental.

A UEFA tem 11 vagas na qualificação para o Mundial2027, que podem ser acrescidas de uma 12.ª, em caso de triunfo nesse play-off final.

A fase de grupos das Ligas decorrerá entre março e junho de 2026 e será decisiva para o apuramento para o Mundial, bem como para uma eventual promoção da seleção das 'quinas' à Liga A, na qual se insere a 'elite' do futebol feminino.

 

Lista de convocadas:

 

Guarda-redes: Inês Pereira (Deportivo, Esp), Patrícia Morais (Sp. Braga) e Sierra Cota-Yarde (AFC Toronto, Can)

Defesas: Bárbara Lopes (Torreense), Beatriz Fonseca (Sporting), Carole Costa (Benfica), Carolina Correia (Torreense), Catarina Amado (Benfica), Diana Gomes (Benfica), Érica Cancelinha (Sporting), Inês Meninas (Valadares Gaia) e Lúcia Alves (Benfica)

Médios: Andreia Jacinto (Real Sociedad, Esp), Andreia Faria (Al Nassr, Sau), Dolores Silva (Levante, Esp), Fátima Pinto (Strasbourg, Fra), Kika Nazareth (Barcelona, Esp), Maria Alagoa (Sp. Braga), Raquel Ferreira (Torreense) e Tatiana Pinto (Juventus, Ita)

Avançadas: Ana Capeta (Sporting), Carolina Santiago (Sporting), Jéssica Silva (Al-Hilal, Sau), Maísa Correia (Sporting) e Telma Encarnação (Sporting).

Leia Também: Portugal retira candidatura à organização do Euro'2029 feminino

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2891582/francisco-neto-estreia-ines-meninas-e-raquel-ferreira-na-convocatoria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes