FIFA promete novas medidas para a proteção das jogadoras de futebol

  • 20/11/2025

García Silvero recordou que o Regulamento sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores, criado em 2001 e inicialmente pensado apenas para homens, começou a ser adaptado a partir da temporada de 2018/2019 com o objetivo de incluir garantias básicas para as jogadoras.

 

Em 2021, foram introduzidas medidas relativas a períodos de inscrição específicos para licença de maternidade e proteção contratual nessas situações.

Segundo o responsável, estas regras representam "uma transformação do sistema", reforçada em 2024 com novas regras para licenças parentais, adoção e saúde menstrual, extensíveis também a treinadoras. A ausência por motivos de saúde menstrual, mediante atestado médico, deixa de ter impacto salarial.

García Silvero defendeu ainda a necessidade de medidas de conciliação familiar obrigatórias em grandes competições, destacando também o único caso relativo ao Lyon, que foi obrigado a compensar financeiramente a islandesa Sara Bjork Gunnarsdottir após falhas no pagamento durante a gravidez.

A FIFA pretende agora avançar para uma "versão 3.0" das regras, com o objetivo de reforçar ainda mais a proteção das atletas nos 211 países membros.

 

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2891596/fifa-promete-novas-medidas-para-a-protecao-das-jogadoras-de-futebol#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes