Fibrose quística: A doença rara contra a qual Constança Braddel lutou

  • 21/11/2025

Esta sexta-feira, 21 de novembro, assinala-se o Dia Europeu da Fibrose Quística. Em Portugal estima-se que 400 pessoas lutem contra esta doença rara e genética. 

 

Mas afinal, o que é a Fibrose Quística?

Segundo a Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ), esta é uma "doença crónica, hereditária causada por alterações num determinado gene (o gene CFTR) que se transmite de pais para filhos".

O diagnóstico manifesta-se sobretudo nos pulmões e intestino, afetando a respiração e digestão dos alimentos. A doença poderá prejudicar igualmente as glândulas do suor e o aparelho geniturinário. 

Quais são os sintomas da fibrose quística?

Conforme realça o website do grupo Lusíadas, a fibrose quística surge normalmente nos primeiros anos de vida e poderá ter diferentes graus de intensidade.

Eis os sintomas: 

  • Tosse persistente com muco espesso
  • Sibilância e dispneia
  • Infeções respiratórias frequentes, entre as quais pneumonias e bronquites
  • Sinusite
  • Polipose nasal
  • Perturbações intestinais – obstruções frequentes e fezes gordurosas
  • Perda de peso
  • Pele e suor com sabor salgado
  • Problemas de fertilidade

Quais os tratamentos da fibrose quística?

Segundo o website da CUF, os tratamentos que existem têm como objetivo controlar os sintomas. Nestes enquadra-se "o uso de antibióticos para as infeções respiratórias, uso de anti-inflamatórios, broncodilatadores e fluidificantes das secreções e suplementos nutricionais".

"Complementando a terapia medicamentosa, a reabilitação respiratória é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos doentes e inclui diversas técnicas de facilitação da drenagem das secreções", pode ler-se ainda. Em alguns casos poderá ser necessário um transplante pulmonar.

Fibrose quística: O caso de Constança Braddel

Em 2021, Constança Braddel tornou-se um caso mediático depois de ter feito um apelo nas redes sociais que emocionou o país. 

Com o lema "não quero morrer, quero viver", a jovem - que acabou por morrer aos 24 anos -, lutou para que o Serviço Nacional de Saúde comparticipasse o Kaftrio, uma fármaco considerado mais eficaz na melhoria do prognóstico da doença. O valor do medicamento, caso não fosse comparticipado, seria de 270 mil euros por ano.

Apesar de ter conseguido o acesso ao fármaco em março, Constança viria a morrer a 11 de julho, depois de um período internada nos cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria. 

Contudo, a luta de Constança Braddel deixou um legado. 

Este ano, o Infarmed alargou a crianças entre os dois e os cinco anos o uso do medicamento Kaftrio. E julho de 2023, a mesma entidade já tinha aprovado o financiamento público do fármaco para crianças entre os seis e os 11 anos.

Fibrose quística? Infarmed alarga medicamento a crianças dos 2 aos 5 anos

Fibrose quística? Infarmed alarga medicamento a crianças dos 2 aos 5 anos

O Infarmed alargou a crianças entre os dois e os cinco anos o uso do medicamento Kaftrio para tratamento da fibrose quística no Serviço Nacional de Saúde, anunciou hoje a autoridade do medicamento.

Lusa | 16:42 - 01/04/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2891621/fibrose-quistica-a-doenca-rara-contra-a-qual-constanca-braddel-lutou#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes